Resenha por Gabriel von Borell

Foto por Fabrício Mainenti

Na última quinta-feira (3), o Iron & Wine, nome artístico do músico e compositor americano Samuel Beam, se apresentou no Sacadura 154, na Gamboa, no Rio de Janeiro, com a turnê de seu mais recente disco, Archive Series Volume Nº 1. A vinda do cantor de indie folk ao Brasil foi uma iniciativa do Queremos! e contou com 250 “empolgados”, como são conhecidos aqueles que contribuem para que determinado show aconteça através da plataforma de financiamento coletivo. 

A apresentação começou pouco depois de o relógio marcar 23h e teve caráter intimista do início ao fim, já que Sam surgiu em cena sozinho, acompanhado apenas de dois violões e um pedestal para o microfone. Fora isso, o cenário era completado apenas por uma mesinha redonda com garrafas d’água e uma taça de vinho, que entre uma música e outra acabava na mão do cantor para pequenos goles. Sobre o nosso país, Samuel pediu desculpas por ter demorado tanto tempo a dar as caras por aqui e disse que estava muito feliz pelo encontro com os fãs brasileiros. 

Apesar de parecer tímido, aos poucos ele foi se soltando e brincando cada vez mais com a plateia, que apreciava com admiração cada canção interpretada pelo Iron & Wine. A abertura do show ficou por conta da extensa, porém comovente, “The Trapeze Swinger”,  encantando os fãs, que reagiram com muitas palmas ao final da execução da faixa. Em seguida, Sam cantou as famosas “Boy with a Coin” e “Passing Afternoon”, mantendo o público em constante clima de contemplação. Mais para frente, o músico interrompeu o show para que seguranças socorressem uma fã que estava passando mal no meio da plateia. 

Para contornar o susto provocado pela situação, Samuel fez uma brincadeira e deu sequência à apresentação, que contou ainda com o cover de New Order, “Love Vigilantes”, “Jezebel” e “Naked As We Came”. Já em “Evening on the Ground (Lilith’s Song)” rolou o momento mais descontraído da noite, quando o músico, de forma bem humorada, pediu para os fãs imaginarem um solo de guitarra enquanto dedilhava em seu violão dizendo frases engraçadas. Antes de deixar o palco para retornar em seguida com o bis, o Iron & Wine interpretou o cover de The Postal Service, “Such Great Heights”, para delírio do público. Então, calmamente Samuel Beam se dirigiu para o backstage. 

Poucos minutos depois, o cantor retornou com o mesmo jeito zen que deu o tom durante todo o show. Sam agradeceu mais uma vez aos fãs e pegou o violão para apresentar uma linda versão de “Flightless Bird, American Mouth”, faixa que ficou conhecida por ter entrado na trilha sonora da saga “Crepúsculo”. Depois de cerca de uma hora e meia de apresentação, o Iron & Wine se despediu dos cariocas, que o aplaudiram com empolgação para retribuir os belos momentos testemunhados ali naquele palco, onde Samuel Beam fez parecer que tocar violão é a coisa mais fácil do mundo.

Setlist:

1- “The Trapeze Swinger” 
2- “Boy with a Coin” 
3- “Passing Afternoon” 
4- “Two Hungry Blackbirds”
5- “Tree By the River” 
6- “Lover’s Revolution” 
7- “He Lays in the Reins” 
8- “Caught in the Briars” 
9- “Love and Some Verses” 
10- “Me and Lazarus” 
11- “Bird Stealing Bread” 
12- “Love Vigilantes” (cover de New Order) 
13- “Jezebel” 
14- “Naked As We Came” 
15- “Upward Over The Mountain” 
16- “Fever Dream” 
17- “Evening on the Ground (Lilith’s Song)” 
18- “Such Great Heights” (cover de The Postal Service) 

Bis: 
19- “Flightless Bird, American Mouth”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!