Hoje em dia é muito fácil para que um músico registre as suas ideias em um computador, laptop, dispositivo móvel ou serviço de armazenamento na Internet para que ela não seja perdida e possa se transformar, efetivamente, em uma canção.

Na época dos Beatles isso não era tão simples assim, e em entrevista recente para o The Evening Standard, Paul McCartney falou a respeito:

As coisas mudaram um pouco. Você tem dispositivos de gravação agora que mudaram o processo de composição. Por exemplo, John e eu não os tínhamos quando começamos a compor, a gente escrevia uma música e tinha que se lembrar dela.

E sempre havia o risco de que a gente esquecesse. Se na manhã seguinte você não conseguisse se lembrar da música – já era. Na verdade você tinha que escrever as músicas que eram inesquecíveis, porque você tinha que lembrar delas ou seriam todas perdidas!

Paul chegou, inclusive, a dizer que muito provavelmente “dezenas” de possíveis canções dos Beatles foram perdidas dessa maneira:

Provavelmente dezenas de músicas foram perdidas dessa maneira. Nós não tínhamos gravadores. Agora você pode gravar no seu telefone. Então você tinha que formar a coisa, terminá-la, lembrar de tudo, correr e gravar. Agora, como você pode colocar tudo em um dispositivos, tenho milhões de coisas que gostaria de gravar e fazer.

Recentemente, em outra entrevista, Paul citou John Lennon mais uma vez, dizendo que o saudoso companheiro de Beatles era paranoico quanto a certos assuntos da banda.

Fonte: NME

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!