Fare Thee Well, nome dado à recente série de shows de despedida do lendário grupo Grateful Dead, lotou estádios norte-americanos e bateu recordes. A Billboard estima que as cinco apresentações tenham vendido mais de 360 mil ingressos e arrecadado cifras superiores aos 52 milhões de dólares.

Os dois shows realizados nos dias 27 e 28 de Junho no Levi Stadium, em Santa Clara, Califórnia, totalizaram vendas de 151,650 entradas, gerando uma receita bruta de US$21,5 milhões.

Já as três apresentações que ocorreram entre os dias 3 e 5 de Julho no Soldier Field, em Chicago, Illinois, tiveram 210,283 espectadores e receita de US$30,7 milhões.

Como se esses números não bastassem, os shows quebraram o recorde norte-americano de transmissão por pay-per-view, com mais de 400 mil compras por TV a cabo, satélite, e streams online – e o número seguirá subindo até o dia 2 de Agosto, último dia de veiculação paga do evento.

Para fins de curiosidade, o recorde anterior pertencia a um show de 1999 dos Backstreet Boys, que vendeu um total de 160 mil pacotes de PPV – menos da metade do número parcial da Fare Thee Well.

Bob Weir, Bill Kreutzmann, Phil Lesh e Mickey Hart, membros remanscentes da formação “clássica” da banda, anunciaram que estes shows seriam os últimos nos quais tocariam juntos. Os músicos Trey Anastasio (Phish), Jeff Chimenti (RatDog) e Bruce Hornsby completaram a formação para as apresentações tocando guitarra, teclados e piano, respectivamente.

Os shows de Chicago serão lançados no dia 20 de Novembro em três formatos: um álbum com 2 CDs de faixas selecionadas dos três concertos; Um álbum com 4 CDs e 2 DVDs do show do dia 5 de Julho; E um boxset de 12 CDs e 7 DVDs com os shows completos e conteúdo adicional.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!