Aqui no Tenho Mais Discos Que Amigos! nós recebemos materiais de dezenas de bandas diariamente e entendemos que, além de um pacote completo com release, arte, fotos e links, é imprescindível que a gravação dos sons da banda seja bacana.

Isso não significa ter que gastar montanhas de dinheiro e/ou trabalhar com estúdios e produtores que têm nome, mas sim encontrar pessoas e locais certos que entendam das questões técnicas de estúdio e também as peculiaridades de cada banda e artista que passa por lá.

Há algum bom tempo nós publicamos aqui sobre o projeto Sempre Existe Um Porém, de Raphael Mancini, onde o músico gravou todos os instrumentos em um home studio, e nos chamou a atenção tanto pela qualidade das canções do cara como da gravação.

Pensando em escrever sobre o tema, conversamos com Raphael e descobrimos que ele abriu seu estúdio em São Paulo e tem gravado bandas, artistas solo, trilhas para vídeo, peças publicitárias e muito mais.

Além disso, criou o ProjetoD, cujo EP foi todo gravado no estúdio e pode ser ouvido ao final do post.

Batemos um papo com ele sobre seu estúdio, o Lab Mancini, projetos pessoais, como ele auxilia as bandas durante as gravações e mais.

Dá só uma olhada!

TMDQA!: Como teve a ideia de montar um estúdio?
Raphael Mancini: Tudo foi gradativo. Antes de tudo sou compositor, desde pequeno sempre criei e gravei minhas próprias músicas, e essa foi a principal motivação para montar um estúdio. Para eu melhorar as gravações das minhas músicas acabei me envolvendo muito com a parte de produção, gravação e mixagem. Depois de liberar algumas músicas na internet dos meus projetos, algumas pessoas começaram a me procurar pra gravar e mixar. Assim batizei o estúdio de Lab Mancini e acabei abrindo as portas para outras bandas gravarem por aqui também.

TMDQA!: Quais são os equipamentos que você tem no estúdio?
Raphael Mancini: Como um amante do áudio que sou, confesso que tenho GAS (Gear Acquisition Syndrome), que seria a síndrome de aquisição de equipamentos. Não passo um dia sequer sem olhar páginas de compra, troca e venda de equipamentos de áudio. Então costumo trabalhar com as marcas mais conceituadas como Universal Audio, Avid, Focusrite, Line6, Shure, Sennheiser, etc. Sempre tem novidades por aqui, gosto muito de testar e sentir o som de coisas novas. De qualquer forma, a lista completa está no meu site www.raphaelmancini.com na aba “Equipamentos”.

TMDQA!: Qual é a sua abordagem para a gravação de novas bandas? Até aonde vai como produtor do trabalho e “instrutor” dos artistas?
Raphael Mancini: Geralmente as bandas me procuram por terem escutado algo que gravei ou por indicação de alguém. Na grande maioria das vezes, a pedido das bandas, acabo exercendo o papel de produtor nas músicas dando sugestões, principalmente de arranjos durante as gravações.

TMDQA!: Qual foi o último grande projeto em que trabalhou?
Raphael Mancini: Além de gravações de bandas, também trabalho junto dos meus amigos da Sala do Som com peças publicitárias (fazendo trilhas sonoras, sound design, etc) e programas de TV. Então finalizamos agora as mixagens da última temporada do programa “Tempero de Família” da GNT, que foi bem bacana de fazer.

TMDQA!: Onde fica seu estúdio e quais são as facilidades/itens de estrutura para quem está gravando?
Raphael Mancini: O Lab Mancini fica em um sobrado no bairro Pompéia, em São Paulo capital. É uma sala apenas com ótimos equipamentos, onde consigo arrancar um baita som. A grande vantagem daqui é custo/benefício pelo preço que costumo cobrar (que é bem abaixo do mercado) e a excelente qualidade que fica o resultado final.

TMDQA!: Que dicas você pode dar para uma banda que está se preparando para gravar, para chegar 100% em estúdio?
Raphael Mancini: Em primeiro lugar, se preocupem com as músicas mais do que qualquer outra coisa! Se preocupem com a estrutura da música, façam bons refrães, bons arranjos, tentem criar algo original de alguma forma. Quem se preocupa com isso já está um passo à frente. Depois, ensaiem bastante antes de gravar, cheguem no estúdio sabendo o que vão fazer. Se necessário faça uma pré produção antes. Um disco pode ter uma excelente gravação, produção e mixagem, mas jamais será bom se as músicas forem fracas.

Trabalhos

No vídeo abaixo, Raphael Mancini nos mostra trechos dos mais diversos trabalhos que já gravou, bem como fala a respeito do estúdio e seus trabalhos. Como ele diz na entrevista, a qualidade final é muito boa, e a relação custo/benefício em relação a outros estúdios é bastante interessante.

O site do estúdio, onde você pode encontrar as informações de contato para falar com ele a respeito das gravações de sua banda, é o www.raphaelmancini.com

Como curiosidade, o Lab Mancini conta com um desafio de Super Mario Kart. Se você conseguir ganhar do cara no game, leva desconto no estúdio.

https://youtu.be/jv2tKT5bnPI

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!