Em Setembro de 1986, o Metallica perdeu o baixista Cliff Burton em um trágico acidente de ónibus na Suécia.

Depois de um breve período de luto, a banda seguiu em frente e, na busca por um novo baixista, testou várias figuras que acabaram fazendo sucesso em outras bandas. Entre esses nomes estava o de Les Claypool, baixista virtuoso que hoje lidera o Primus.

Claypool, que é amigo de infância do guitarrista Kirk Hammett, comentou recentemente como foi a audição que ele fez com o grupo:

A primeira coisa que eu lembro é que era tudo muito alto – alto pra cacete. O Lars estava mais animado. Eles ainda estavam lidando com a perda do Cliff e dava pra perceber que o James estava se perguntando: ‘O que esse cara esquisito tá fazendo aqui?’

Não era muito a minha praia. Cheguei lá com um baixo que era praticamente um pedaço de madeira. Eu usava um tênis de cada cor, usava um moicano e roupas de skatista. Não era exatamente o que o Metallica procurava na época. 

Mas foi divertido. Eu curti tocar os riff do Cliff.

Atualmente Claypool está em turnê com o Primus, divulgando o disco Primus And The Chocolate Factory, baseado nas aventuras de Willy Wonka, escritas por Roald Dahl. 

Em tempo, Claypool, com seu Primus, foi o responsável pela composição e execução da música de abertura do seriado South Park.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!