Eddy Cue, vice presidente de software de Internet e serviços da Apple, falou a respeito da decisão da empresa em mudar a política de pagamento do seu novo serviço de streaming, Apple Music, após carta aberta de Taylor Swift.

Na mensagem da cantora, ela criticou a empresa por dizer que não pagaria royalties aos artistas durante o período de teste de três meses em que usuários da plataforma não pagam por sua utilização.

Eddy Cue e a Apple voltaram atrás, e o primeiro explicou porque tomou a decisão:

Quando acordei e li a carta de Taylor, ficou claro muito rapidamente que precisávamos de uma mudança. A música é grande parte do nosso DNA e sempre lutamos para que os artistas sejam pagos pelo seu trabalho.

É bom que toda essa história sempre seja vista com cautela, já que nesse tipo de negociação, envolvendo tantas partes poderosas e milhões de dólares, é muito difícil que qualquer parte esteja lutando exclusivamente por “bons motivos”.

Hoje o site Digital Music News publicou uma matéria dizendo que a Apple irá pagar 0,002 centavos de dólar por play durante esse período de testes de 3 meses. Ou seja, se um artista tiver suas músicas executadas 10 mil vezes, o valor devido será de 20 dólares. E ele ainda será pago aos donos dos direitos autorais, o que significa que no caso de bandas contratadas por gravadoras, o valor recebido deve ser ainda menor.

Vale ressaltar que assim como outros serviços de streaming, a Apple negociou separadamente com cada gravadora, pelo menos no âmbito das major labels, e valores podem variar de contrato para contrato.

Fonte: Rolling Stone

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!