O rapper Lupe Fiasco fez uma série de três publicações na sua conta oficial do Instagram como partes de uma carta à “Supremacia Branca”.

No texto, Lupe diz que a supremacia não é tão suprema assim, e diz que os brancos conseguiram posições dominantes muito em função da força ou de “algum agente biológico que fez o trabalho sujo:”

Não há nada em vocês biologicamente ou fisicamente que marque um modo nato de supremacia. Também não há nada de forma psicológica, filosófica, cognitiva, acadêmcia, social, cultural ou até mesmo financeira que signifique uma posição mais alta do que qualquer outro grupo.

Ao citar a influência branca na sociedade, ele fala sobre o que seriam marcas registradas dos brancos, e cita a banda britânica Coldplay:

Cada grupo tem os mesmos itens universais essenciais. Dança, comida, música, etc, e deve se admitir que a abordagem da Regularidade Branca [como Lupe chama a suposta Supremacia Branca] quanto a essas instituições universais tem sido impressionante e bastante importante para a cultura mundial. Quero dizer, spaghetti com almôndegas, Romeu e Julieta, Coldplay, The Tuxedo são todas grandes adições ao bolo coletivo, mas não são mais ou menos impressionantes do que as abordagens de outros grupos.

A carta vem como resposta ao recente caso na cidade de Charleston, nos Estados Unidos, onde um jovem branco entrou em uma Igreja frequentada por negros e matou 9 pessoas.

Você pode ler os textos de Lupe Fiasco na íntegra clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!