Fernando Brant - Milton Nascimento

O músico, cantor e compositor Fernando Brant, um dos fundadores do Clube da Esquina, partiu para sua última travessia, na noite desta sexta-feira, 12 de Junho. Fernando, que tinha 68 anos, teve uma complicação após uma cirurgia de fígado e não resistiu, falecendo aproximadamente às 21h30, no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte.

Um dos grandes parceiros de composições de Milton Nascimento, Fernando Brant além de ter composto “Travessia”, música que consagrou a voz de Milton no Festival Internacional da Canção de 1967 e garantiu ao cantor o prêmio de “Melhor Interprete” e conquistar o segundo lugar da competição daquele ano, foi quem inscreveu a música no concurso, sem avisar a Milton, como que em uma aposta no talento do cantor. Outras músicas de Fernando com Milton e outros amigos do Clube da Esquina são “Maria Minha F锓Bola de Meia, Bola de Gude”“Paisagem na Janela”“Maria, Maria”“Canção da América”, entre outras.  

Fernando Brant

Em 1972, Fernando se reuniu a Milton e uma nova geração de músicos mineiros, formada pelos irmãos Lô e Márcio Borges, Toninho Horta e Beto Guedes, entre outros, na formação do movimento musical mineiro Clube da Esquina, uma mistura das referências musicais nacionais, com o sertanejo e o caboclo da nossa cultura, misturados à psicodelia lisérgica da época, tendo os grandes hits dos Beatles como influência. “San Vicente” e “Ao que vai nascer” são algumas das músicas desta época.

1971. Credito: Luiz Alfredo/O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas. Brasil. Diamantina-MG. Os musicos Lo Borges, Fernando Brant,  Marcio Borges,  o ex-Presidente da Republica, Juscelino Kubitschek e o musico Milton Nascimento entre outros em Diamantina , MG
1971. Credito: Luiz Alfredo/O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas. Brasil. Diamantina-MG. Os musicos Lo Borges, Fernando Brant, Marcio Borges, o ex-Presidente da Republica, Juscelino Kubitschek e o musico Milton Nascimento entre outros em Diamantina , MG

Homenagens de músicos e parceiros

A notícia da morte de Fernando Brant repercutiu nas redes sociais desde ontem à noite, gerando diversas homenagens de músicos de todo o país, mais especificamente de seus amigos, parceiros e companheiros de música mineira. Confira abaixo algumas das homenagens.

Lô Borges

Fernando Brant, um dos intelectuais mais brilhantes e fundamentais do Brasil, partiu em seu vôo pássaro. Amigo,…

Posted by Lo Borges Oficial on Sábado, 13 de junho de 2015

Beto Guedes

A Fanpage Beto Guedes presta todas as homenagens a este grande compositor, grande parceiro e principalmente grande ser…

Posted by Beto Guedes on Sexta, 12 de junho de 2015

Skank

Obrigado, Fernando Brant!

Uma foto publicada por Skank (@skankoficial) em

Novas versões do Clube da Esquina

Você viu recentemente aqui no TMDQA! algumas homenagens recebidas pelo Clube da Esquina, como o grupo de músicos brasileiros que criou uma coletânea de principais sucessos do movimento, a história do Clube que inspirou um livro infantil, e até o pessoal do O Terno, que fez um cover de O Trem Azul na primeira edição do TMDQA Apresenta!.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!