Há alguns dias, o músico Jack White participou de uma sessão de perguntas e respostas com assinantes do serviço The Vault, da sua gravadora, Third Man Records.

O site Consequence of Sound teve acesso ao bate papo e publicou alguns trechos dele, onde White dizia que não gostaria de fazer metade dos shows que faz e que era difícil “encontrar motivos para estar aqui.”

Pois bem, através de uma carta da Third Man, declarações de White na conversa foram explicadas e muitas das interpretações, negadas, principalmente no que diz respeito a parar de fazer shows.

Leia a nota da Third Man, em Português, logo abaixo.

Da mesa do Conselho da Third Man pela Regulação da Internet e Integridade Jornalística

Amigos, família, jornalistas, pessimistas, otimistas, pessoas do Twitter e Instagram… eu sei que todos nos divertimos com o jogo de bingo do “click bait” com Jack White no último ano. A imagem congelada no jogo dos Cubs, crises em turnê com receitas de guacamole, Tidal, Poesia e inserção de produto, conversas privadas com fãs. Seja lá o que for, não temam, pois vocês estão na era da gratificação negativa instantânea da Internet.

Parece que estamos lá novamente com algo que parecia inofensivo: Jack foi até um fórum de fãs e participou de uma sessão de perguntas e respostas com alguns deles. Isso agora explodiu na imprensa de uma forma que sugere que Jack gostaria de se aposentar, que Jack nunca irá tocar em festivais, nunca mais irá falar com Meg, etc. Sem ofensas a jornalistas que estão apenas “fazendo seu trabalho” nesse atual ciclo de notícias de retirar uma citação e usar em uma atmosfera de tabloide, mas isso é o que acontece quando você isola aspectos de uma conversa entre um músico e seus fãs em um fórum privado e coloca na blogosfera de maneira sensacionalista. Muda completamente o contexto e a intenção das declarações, bem como da conversa.

Então por favor, nos deixem colocar um pouco de luz nessas coisas todas à medida que tentamos explicar alguns dos itens:

“Não pertenço a esse lugar” – Essa frase foi do Jack brincando com os membros do Vault sobre não pertencer à sala de bate papo com eles, e não sobre não pertencer ao planeta Terra. Não foi um choro existencial pedindo atenção.

“Nunca mais excursionar” – Ele nunca disse isso, mas ele IRÁ ficar um bom tempo longe da estrada (o que já foi anunciado e discutido há mais de um mês). Ele disse que gostaria de fazer shows acústicos em teatros e shows elétricos em lugares onde as pessoas ficam de pé. Ele disse que não gosta de festivais mas ainda assim participa deles e faz com que eles funcionem. Bonnaroo e Coachella foram dois dos melhores shows em que ele esteve (tanto que lançamos seu show no Bonnaroo através da Third Man, porque amamos o resultado). Ele não está se aposentando da música. Ele irá trabalhar com o Dead Weather na semana que vem e está envolvido em vários projetos que ainda não iremos revelar. Oh yeah!

Sobre a Meg [White]… Ela não é obrigada a atender ao telefone. Ele não reclamou, nem estava deprimido por isso. O White Stripes acabou e já foi dito centenas de vezes, e talvez esse é apenas o jeito mais rápido para que ele responda uma pergunta que é feita várias vezes por dia. Jack ama a Meg, e ela é uma baterista incrível – ninguém pode fazer o que ela faz e fez com o White Stripes – mas esses dias já acabaram. Vamos seguir em frente, Jack White e Meg seguiram. E enquanto isso, ainda estamos vendendo seus discos (PISCADA!).

E todo o resto… Jack não “se entrevista”, ele respondeu perguntas sobre o Tidal de fãs no fórum do Vault e nós publicamos para que todos pudessem ver. O poema que ele escreveu e foi publicado outro dia… é parte de uma ideia maior que não tem nada a ver com streaming e mais a ver com nossos esforços contínuos para espalhar a linguagem do amor, música e respeito igual por todos os modos de arte. Jack está do lado dos artistas e a Third Man faz o que podemos quando podemos para ajudá-los. Nosso coração e nossa alma estão aí. Seja prensando discos obscuros ou tentando fazer com que músicos em situações difíceis sejam pagos, ou colocando atenção em cima de compositores e poetas e filmes que amamos e respeitamos, é isso que sempre faremos.

Por último, Jack é um cara que acabou de fazer uma turnê cobrando três dólares por ingresso. Como estamos o confundindo com alguém que só faz o que faz por dinheiro? Tudo que fazemos na Third Man é ruim para os negócios. Mas fazemos porque amamos a música, a arte e fazer novas coisas existirem.

De qualquer maneira, vamos seguir em frente. Precisamos inventar uma vitrola que funcione apenas com desculpas e retratações no Twitter.

Amor,

Third Man Records

O editor chefe do site Consequence of Sound, Alex Young, publicou uma matéria a respeito do caso, dizendo que “errou”, mas que Jack White precisa aceitar esse tipo de coisa pois “é uma celebridade”.

Você pode ler clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!