Um estudo feito pela Universidade de Londres e pelo Imperial College diz que a influência do hip hop na música é maior que a de bandas de rock lendárias como Beatles e Rolling Stones.

A matéria foi publicada no Royal Society Open Science, e garante que a importância para a música popular e para a criação e popularização de estilos é maior quanto a nomes do rap e hip hop do que esses e outros gigantes das guitarras.

Ao invés de utilizar opiniões, a pesquisa foi conduzida através de critérios puramente científicos: 17 mil músicas que representam 86% das paradas da Billboard nos Estados Unidos entre 1960 e 2010 foram analisadas através de um software de reconhecimento que procura traços e características sonoras das canções.

Cada música teve 30 segundos estudados quanto a critérios como timbre, harmonia e acordes maiores ou menores. A partir daí, uma parceria com o Last.FM resultou na divisão dos sons em gêneros e categorias, bem como a análise da popularidade de cada um.

A principal conclusão do estudo é que o crescimento do rap e gêneros similares foi o evento mais importante para “a construção da estrutura musical das paradas americanas” no período analisado.

Outra revelação é de que apesar de ficar conhecido como “Invasão Britânica”, o período de 1964 quanto os britânicos Beatles e Rolling Stones foram até os Estados Unidos não resultou em uma grande revolução na música americana.

Por fim, um outro aspecto digno de nota é que o período com menos variedade entre os estilos musicais foi o dos anos 80, com new wave, disco e hard rock.

Fonte: CNN

TMDQA! SPOTLIGHT: assine a Newsletter oficial e gratuita do TMDQA! agora mesmo

Lançamentos da semana, Charts, textos exclusivos e muito mais: assine agora mesmo clicando aqui ou inserindo seu e-mail na caixa abaixo.