Hoje mais cedo, na Indonésia, foram executadas oito pessoas, entre elas o brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, que tentou entrar no país com 6 kg de cocaína em 2004.

Quem também estava na lista dos executados eram dois australianos, Andrew Chan e Myuran Sukumaran, que faziam parte de um grupo que ficou conhecido como Bali Nine, e tentou traficar 8 kg de heroína em 2005.

Axl Rose, vocalista do Guns N’ Roses, enviou uma extensa carta ao presidente da Indonésia, Joko Widodo, que é fã confesso de heavy metal, na tentativa de fazer com que as execuções dos dois australianos, bem como da filipina Mary Jane Veloso, fossem canceladas.

A ideia não deu certo, já que os dois australianos foram fuzilados há algumas horas. A execução de Mary Jane foi postergada, mas por motivos de processos jurídicos.

Leia um trecho da carta logo abaixo.

Sr. Presidente

Obrigado por utilizar seu tempo para ler essa carta.

Em 2009 eu e o Guns N’ Roses tivemos a sorte e privilégio de tocar no seu país em Jakarta para o povo da Indonésia onde aproveitamos e fomos recebidos pelo incrível calor dos fãs durante nossa performance e quando conhecemos os fãs e pessoas onde fomos. Foi uma experiência muito especial e empolgante que temos como belas memórias. Eu gostaria de agradecer sinceramente a seu país por nos mostrar essa hospitalidade.

O assunto principal dessa correspondência diz respeito às iminentes execuções de Andrew Chan e Myuran Sukumaram do grupo conhecido como Bali Nine e Mary Jane Fiesta Veloso. Seguindo suas histórias sobre comentários em particular feitos em seus nomes pelo Procurador Geral da Indonésia que seus esforços e de seus representantes através dos tribunais estão sendo feitos apenas para “comprar tempo”, sinto, com todo respeito, obrigado a perguntar por que um oficial do governo ridiculariza os esforços de alguém que está tentando salvar a sua própria vida ou de outras pessoas através de meios legais? E se e porque o governo da Indonésia tolera esse tipo de comentário por oficiais?

Já que os três estão vivos, certamente não é o caso onde nada possa ou deva ser feito para quem se importa em salvá-los. Dadas as circunstâncias, parece que, se eles forem executados, infelizmente o governo da Indonésia se torna o criminoso.

Faço um apelo para você, Sr. Presidente, Sr. Joko Widodo, para usar seu poder em maneiras que fortaleçam as relações internacionais do seu país com os outros, mostrando a força de seu país e permitindo que o mundo testemunhe um ato de humanidade e bravura extraordinário em seu nome e nome de seu país.

Você pode ler a carta na íntegra clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!