O ano acabou de começar e você já está aí lamentando. Seja a comida extra, que fez uma pança extra, sejam as resoluções e promessas que não chegaram nem à primeira quinzena de Janeiro, seja a matrícula da academia que só serviu pra te deixar mais pobre, Janeiro é o mês oficial das lamentações.

Como forma de trazer um pouco de nostalgia e/ou fazer com que você se sinta mal, relembramos 20 álbuns que estão completando 20 anos em 2015, o que vai te fazer perceber como o tempo, esse serelepe, passou tão rápido. Aproveite e… se sentir que o clima ainda merece mais, nos ajude a relembrar outros nomes para a parte 2, 3, 4, 5 dessa lista!

PJ HARVEY

To Bring You My Love

PJ Harvey To Bring You My Love 20 anos

Lançado em Fevereiro de 1995, To Bring You My Love marca o fim do PJ Harvey Trio e lança a carreira solo da cantora inglesa. O disco foi efusivamente promovido pela gravadora, alcançou grande sucesso comercial e deslanchou a carreira da artista, que se inspirou no blues e no pop para o lançamento.

Com “Down By The Water” e “C’mon Billy” em todas as rádios, a cantora recebeu anos mais tarde a indicação para a lista da Rolling Stone americana entre os 500 melhores discos de todos os tempos.

PATO FU

Gol de Quem?

Patu-Fu-Gol-de-Quem-20-anos

Do tempo em que ainda era exaustivamente comparada com o Mutantes, o Pato Fu lançou em seu segundo disco uma série de argumentos para ou parar com a comparação, ou alimentá-la. Gol de Quem? foi lançado em Fevereiro e vendeu mais de 50 mil cópias, com os singles “Sobre o Tempo” (até hoje pedida em todos os shows da banda), “Vida Imbecil” e “Mamãe Ama é o meu Revolver”, além de contar com o registro de “Ob-la-Di, Ob-La-Dá” gravada em velocidade três vezes maior que a da gravação original, dos Beatles.

RADIOHEAD

The Bends

the bends - radiohead - 20 anos

Concorrer consigo mesmo sempre é um trabalho muito, mas muito árduo. Assim foi a vida do Radiohead, ao lançar em Março de 1995, seu segundo disco, The Bends, que tinha a árdua tarefa de trazer um single tão instantâneo e duradouro como o do álbum de estreia da banda, Pablo Honey e sua maldita-musiquinha fofa de cortar os pulsos amada por todo o universo “Creep”.

Bem recebido, porém sem cumprir totalmente a tarefa, The Bends consolidou a banda como algo bem diferente de mais um “one-hit wonder“, com “High and Dry”, “Fake Plastic Trees”, “Street Spirit (Fade Out)” e “My Iron Lung”.

http://youtu.be/pKd06s1LNik?list=RDpKd06s1LNik

WILCO

A.M

am-WILCO-20-anos

O álbum de estreia do Wilco, A.M, foi lançado em Março de um ano que seria bem ruim para eles. A crítica ao álbum da antiga banda que deu origem ao grupo, Uncle Tupelo, era melhor, a venda de ingressos para shows foi decepcionante e o primeiro single, “Box Full of Letters” não recebeu grande acolhimento de público e mídia.

“Então o que diabos esse disco está fazendo aqui?”, você se pergunta nobre leitor. E eu respondo: quase 10 anos depois do lançamento, em 2003, A.M se transformou em um recorde de vendas, provavelmente impulsionado pelo maior sucesso de vendas do Wilco até então, o disco Yankee Hotel Foxtrot, lançado em 2002. A memória e a perseverança mandam lembranças…

FAITH NO MORE

King For A Day… Fool For A Lifetime

King-For-A-Day-Fool-For-A-Lifetime-20-ANOS

O quinto álbum de estúdio do Faith no More também foi lançado em Março de 1995. O trabalho foi o primeiro que não foi gravado com o guitarrista Jim Martin, tendo sido substituído por Trey Spruance.

A mistura de estilos com o tradicional heavy metal da banda causou alguma confusão e trouxe reações mistas ao lançamento, mas os singles “Evidence”, “Digging the Grave” e “Ricochet” atravessaram a barreira do julgamento e se consagraram grandes sucessos.

 

MAMONAS ASSASSINAS

Mamonas Assassinas

Mamonas Assassinas - 20 anos

Sucesso absoluto em cada centímetro de terra do Brasil, os Mamonas Assassinas fizeram Junho de 1995 um mês para ficar na história da música brasileira, seja qual for o seu estilo favorito. Com seu rock engraçadinho e suas músicas que misturavam forró, reggae e até samba, os Mamonas foram aclamados por cada canto em que passaram, fazendo presença em todos os programas de TV do país e vendo lotações em shows e eventos em que apareciam.

Infelizmente, um trágico acidente aéreo acabou com o sonho de milhares de brasileiros e especialmente de Dinho, Bento, Júlio, Samuel e Sérgio em 2 de Março de 1996, quando todos os integrantes da banda morreram na volta de um show em Brasília.

De todo modo, a saudade das 14 músicas do único disco e a lembrança de um dos momentos mais legais pra se ouvir rock e se divertir daquele ano vão ficar para sempre no coração de todos os fãs.

ALANIS MORISSETTE

Jagged Little Pill

jagged_little_pill-20-anos

Junho de 1995 também foi o mês escolhido por Alanis Morissette para lançar Jagged Little Pill. O trabalho, que teve a produção de Glen Ballard é responsável pelos singles “You Oughta Know”, “Ironic” e “You Learn”, entre outros, e pela ascensão de Alanis ao mercado do rock mundial.

Apesar de ser tido como o primeiro trabalho da cantora, Jagged é o terceiro disco de Morissette, porém foi o primeiro a ser lançado internacionalmente, já que os dois anteriores tiveram seus lançamentos feitos apenas no Canadá, país de origem da moça. O trabalho também foi um dos mais bem sucedidos discos da década de 90.

BJÖRK

Post

Bjork-post-20-anos

O segundo disco da carreira da cantora islandesa Björk é até hoje lembrado como um dos melhores de sua carreira. Lançado em Junho, o trabalho foi a mostra da cantora de que era possível misturar indie-punk, jazz, pop e dance music, com uma sensibilidade e tato que só poderiam vir dela.

“Army of Me”, “It’s Oh So Quiet”, “Possibly Maybe” e “You’ve Been Flirting Again” são algumas das mostras deste sucesso.

FOO FIGHTERS

Foo Fighters

Foo-Fighters-20-anos

Um ano depois da morte trágica de Kurt Cobain, o baterista do Nirvana lança o primeiro disco do Foo Fighters, sua banda a partir de então. Lançado em 4 de Julho de 1995, o trabalho foi completamente gravado e produzido pelo tal baterista, que na época contou com o apoio do guitarrista Greg Dulli e justificou a trabalheira toda como uma forma de se recuperar da morte do amigo.

O disco recebeu boa crítica e diversos prêmios durante o final de 1995 e até o ano seguinte, tendo marcado o início do que seria uma das maiores bandas da época. Dele, saíram os sons “This is a Call”“Big Me” “I’ll Stick Around”.

GARBAGE

Garbage

garbage- 20 anos

O álbum de estreia do Garbage  foi lançado em Agosto de 1995 e permaneceu por mais de um ano no topo das paradas americanas e inglesas. Não é preciso dizer mais que isso para saber que foi sucesso absoluto, certo? Mas tem mais! O disco foi produzido pela própria banda e tem entre seus sucessos “Queer”, “Only Happy When it Rains”, “Vow”, “Stupid Girl” e “Milk”, além de garantir à banda prêmios como a melhor música de rock do Grammy (com “Stupid Girl”) e o prêmio de melhor banda de rock, na mesma premiação.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!