Banda do Mar lança disco em Agosto e revela arte do álbum

Banda do Mar lança disco em Agosto e revela arte do álbum

Resenha por Gabriel Von Borell

Depois de causar muito burburinho em maio, quando surgiu, a Banda do Mar, projeto paralelo formado pelo casal Marcelo Camelo e Mallu Magalhães junto com o músico e amigo Fred Ferreira, iniciou a sua primeira turnê neste mês de outubro. E a passagem da excursão pelo Rio de Janeiro, terra de Camelo, aconteceu no último sábado (11) no Circo Voador, que fica na Lapa, mais famosa zona boêmia da Cidade Maravilhosa. Bem antes da apresentação já se formava uma fila gigantesca do lado de fora da casa de show. No entanto, isso era previsto porque os ingressos para o primeiro show da Banda do Mar no Rio se esgotaram com bastante antecedência, tanto que foi necessário abrir uma segunda data, no domingo (12), para atender a todos os fãs cariocas de Camelo e Mallu, e agora da Banda do Mar também, claro.

Quando o Circo Voador ficou completamente lotado, Camelo, Mallu e Fred, que toca bateria no projeto, apareceram no palco, ao lado de outros dois músicos de apoio, por volta de 00h15 para delírio dos fãs, que visivelmente estavam ansiosíssimos para conferir a sintonia do novo grupo ao vivo. O show, de simplicidade máxima, sem nenhuma decoração no palco, começou com “Cidade Nova”, “Me Sinto Ótima” e “Hey Nana”, sequência que serviu para aquecer o público. Ainda no início da apresentação, Marcelo cumprimentou os fãs de forma emocionada. “Rio de Janeiro, a gente está em casa,” disse o cantor. “Que saudade,” completou Mallu, que é paulistana. Apesar de ter poucos meses de existência, grande parte dos cariocas presentes acompanhavam as canções da Banda do Mar com todas as letras na ponta da língua. E assim a apresentação seguiu com “Solar”, “Mais Ninguém”, primeiro hit do trio, e “Pode Ser”. Tão empolgado quanto à plateia do Rio de Janeiro, Camelo falou: “Que alegria ver vocês assim”. Sua amada então mais uma vez respondeu em cima de seu comentário. “Lindo mesmo,” atestou Mallu, que logo depois botou todo mundo para dançar ao som de “Mia”.

Camelo então manifestou seu desejo de que o público e o grupo criassem, naquele momento, um hino para a Banda do Mar. Proposta aceita pelos cariocas, que puxaram palmas cadenciadas e gritavam a plenos pulmões: “Banda do Mar, Banda do Mar, Banda do Mar”. Na sequência, Camelo tocou a libertadora “Faz Tempo” e “Doce Solidão” de seu primeiro trabalho solo, Sou (2008). Depois, foi a vez de Mallu relembrar sua carreira individual ao interpretar “Velha e Louca”, de seu mais recente álbum, Pitanga (2012). Aí veio o momento de maior excitação do público durante todo o show, quando Camelo puxou os primeiros versos de “Além do que se Vê”, faixa presente no terceiro disco do Los Hermanos, Ventura (2003), e foi acompanhado de vozes em uníssono em uma versão praticamente à capela. Mais tarde, Mallu cantou “Olha só, moreno” e “Sambinha Bom”, ambas também presentes no seu último álbum. Ao final da canção, o marido de Mallu lembrou que a família de Fred veio inteira para assistir ao show no Circo Voador, inclusive a avó dele, Amélia. Para homenagear a senhora, a Banda do Mar interpretou o samba clássico de Mário Lago “Ai, que Saudades da Amélia”.

(Leia nossa entrevista exclusiva com a Banda do Mar)

O show da Banda do Mar continuou com “Dia Clarear” e “Seja Como For”. Camelo então voltou a sua fase solo com a emocionante “Vermelho”, do álbum Toque Dela (2011). Mallu, por sua vez, cantou a melancólica “Cena”. Antes de a Banda do Mar deixar o palco para o bis, por volta de 01h30, o grupo tocou “Janta”, outra faixa do álbum Sou que Camelo e Mallu cantam juntos.

Para fechar sua primeira apresentação no Rio de Janeiro na história com chave de ouro, a Banda do Mar escolheu  “Morena”, canção do Los Hermanos presente no disco 4 (2005), e “Muitos Chocolates”, que encerrou a noite memorável em clima de festa e descontração.

Setlist:

  1. Cidade Nova
  2. Me Sinto Ótima
  3. Hey Nana
  4. Solar
  5. Mais Ninguém
  6. Pode Ser
  7. Mia
  8. Faz Tempo
  9. Doce Solidão
  10. Velha e Louca
  11. Além do que se Vê
  12. Olha Só, Moreno
  13. Sambinha Bom
  14. Ai, que Saudades da Amélia
  15. Dia Clarear
  16. Seja Como For
  17. Vermelho
  18. Cena
  19. Janta
    Bis:
  20. Morena
  21. Muitos Chocolates

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!