beatles-eleanor-rigby

eleanor-rigby-2

O artista Leonard Brown, nascido em Liverpool, criou uma escultura de 1 metro e 57 centímetros de Eleanor Rigby, a personagem fictícia da música dos Beatles de mesmo nome. Ela foi produzida com milhares de notas de £ 5, £ 10 e £ 20 picadas, que foram fornecidas pelo Banco da Inglaterra e somam um total de 1 milhão de libras.

Leonard ressaltou que a intenção da escultura é destacar a relação entre riqueza e pobreza. O artista disse: “A escultura serve para mostrar às pessoas que o dinheiro não é a única maneira de fazê-las felizes, ou mesmo “comprar amor” e que todos nós devemos ser gratos pelo que temos. Existem pessoas como Eleanor Rigby em cada cidade, que vivem uma vida solitária, e cujos bens materiais só são mantidos em sacos que carregam.”

Apesar de ter dado um novo toque à imagem, Brown não foi o primeiro a materializar a criação dos Beatles. O artista britânico Tommy Steele já havia feito uma outra estátua de Eleanor, em 1982, que foi erguida em bronze e está “sentada” em um banco de pedra na Rua Stanley, também em Liverpool. Para quem não sabe, Liverpool é a cidade inglesa onde os Beatles começaram a carreira e onde seus quatro integrantes, (John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr) nasceram.

Eleanor-Rigby-Statue

A Eleanor Rigby feita de dinheiro vai estar em exibição no Museu de Liverpool, até Janeiro de 2015.

Curiosidades

A canção foi inicialmente escrita por Paul McCartney, mas em uma entrevista , pouco antes de morrer, John Lennon afirmou que “o primeiro verso era do Paul, mas o restante é basicamente meu”. Pete Shotton, um amigo de Lennon que estava presente naquele momento, disse: “Penso que John (cuja memória podia ser extremamente falha) tomou os créditos, em uma de suas últimas entrevistas, por muitas letras, mas na minha memória ‘Eleanor Rigby’ foi uma ‘Lennon-McCartney’ clássica na qual a contribuição de John foi virtualmente nula.”

A personagem “Eleanor Rigby” apareceu no álbum Revolver, dos Beatles, em 1966. O nome Eleanor Rigby foi criado pelo principal autor da música, Paul McCartney, que combinou o primeiro nome de Eleanor Bron, que atuou no filme “Help!” dos Beatles com o nome Rigby, que ele tinha visto em uma loja chamada Rigby & Evens Ltd, Wine & Spirit Shippers, em Bristol. Há, no entanto, uma Eleanor Rigby no cemitério da Igreja de São Pedro, em Liverpool, onde John Lennon e Paul McCartney se conheceram e Paul admitiu, anos mais tarde, que descobriu a existência dessa lápide tumular onde constam os nomes de Eleanor Rigby (1895-1939) e à direita, a alguns metros dali, outra de alguém chamado McKenzie (1842-1915).

eleanor-rigby

 

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!