The Basement Tapes

Marcus Mumford (Mumford & Sons), Elvis Costello, Jim James (My Morning Jacket), T-Bone Burnett, Rhiannon Giddens (Carolina Chocolate Drops) e Taylor Goldsmith (Dawes). O que estes seis nomes têm em comum?

Eles são o time responsável por assumir e dar corpo a letras sem melodia de Bob Dylan no projeto Lost On The River: The New Basement Tapes.

lotr_cover_1426px

O álbum é uma coleção de letras do mestre folk escritas em 1967 que ficaram sem música e fora do The Basement Tapes original, a compilação de achados e perdidos gravada por Dylan & The Band na mesma época das letras encontradas, lançada só em 1975.

O produtor T-Bone Burnett escolheu a dedo o grupo de músicos por suas habilidades de composição de músicas e espírito de liderança. Na voz de Jim James e com participação de Elvis Costello e Marcus Mumford, já dá pra ouvir a primeira faixa do projeto, “Nothing to It”:


A música foi gravada ao vivo em um estúdio localizado, apropriadamente, em um porão da Capitol Records Building, em Los Angeles. Taylor Goldsmith e Rhiannon Giddens também aparecem na faixa.

The Basement Tapes

“O que aconteceu durante essas duas semanas foi incrível para todos nós”, disse Burnett em comunicado. “Houve um profundo poço de generosidade e apoio no estúdio em todos os tempos, o que refletia a enorme confiança e generosidade demonstrada por Bob em compartilhar essas letras com a gente em primeiro lugar.”

No resto do álbum, cada um dos músicos toma um rumo cantando e trocando de instrumentos, gravando cada uma das músicas ao vivo, ao longo de duas semanas. Costello teve que perder uma sessão, e o ator Johnny Depp preencheu seu papel na gravação da faixa “Kansas City”.

O registro está previsto para 11 de novembro em duas versões: a simples, com 15 faixas, e deluxe, com 20. A edição digital está disponível para pré-venda no iTunes e na Amazon. A pré-venda inclui “Nothing to It” como faixa de gratificação instantânea, e contará com mais quatro músicas antes da data de lançamento.

Além do disco, o produtor de vídeos Sam Jones documentou as sessões para o especial Lost Songs: The Basement Tapes Continued, que passará na rede de canais Showtime dia 21 de novembro.

Confere a tracklist da versão deluxe de Lost On The River:

1. Down on the Bottom
2. Married to My Hack
3. Kansas City
4. Spanish Mary
5. Liberty Street
6. Nothing to It
7. Golden Tom – Silver Judas
8. When I Get My Hands on You
9. Duncan and Jimmy
10. Florida Key
11. Hidee Hidee Ho #11
12. Lost On The River #12
13. Stranger
14. Card Shark
15. Quick Like A Flash
16. Hidee Hidee Ho #16
17. Diamond Ring
18. The Whistle Is Blowing
19. Six Months in Kansas City (Liberty Street)
20. Lost on the River #20

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!