Essa semana o Brasil acordou chocado na última Quarta-feira com um acidente aéreo que tirou a vida de Eduardo Campos (49), candidato à presidência pelo PSB que estava em um jatinho com destino ao Aeroporto do Guarujá.

Após não conseguir pousar e arremeter, algo aconteceu com o avião onde estava Campos, que acabou virando em direção a um bairro residencial de Santos e caiu, passando entre dois prédios e se chocando em uma área menos populosa, matando todas as pessoas que estavam a bordo.

Na história da música, grandes artistas também acabaram perdendo a vida após desastres aéreos e nós trouxemos aqui sete acidentes onde 15 músicos morreram pelos motivos mais diversos, desde avião pilotado pelo próprio músico até aeronave com sobrepeso e piloto que havia usado cocaína.

Você pode ler mais sobre todos esses casos na sequência.

Navegue clicando nos botões “Anterior” e “Próximo” ou com as setas do teclado.

Mamonas Assassinas

mamonas-assassinas-foto

Em 1996, enquanto estava se preparando para finalizar a turnê do estrondoso sucesso de seu primeiro disco, a banda brasileira Mamonas Assassinas teve a sua carreira encerrada de forma abrupta e precoce.

No dia 02 de Março daquele ano, o avião onde os cinco integrantes da banda estavam se chocou com a Serra da Cantareira em uma situação bastante parecida com o acidente de Eduardo Campos, já que o piloto havia tentado pousar em uma pista do Aeroporto de Guarulhos, mas arremeteu. Quando manobrava para voltar à pista, acabou batendo.

Foram 8 meses de sucesso gigantesco através de letras cômicas e apresentações na televisão que colocaram a banda como a maior do país em sua época.

Lynyrd Skynyrd

lynyrd-skynyrd-jornal-acidente

Em 1977 o Lynyrd Skynyrd já havia lançado seus mega hits “Sweet Home Alabama” e “Free Bird”, e era um dos nomes mais importantes do chamado southern rock.

Após uma apresentação na Carolina do Sul, a banda embarcou em um voo privado para o estado de Louisiana, onde se apresentaria na noite seguinte, mas um acidente não apenas impediu o show como acabou com a formação clássica do grupo.

Ronnie Van Zant, Steve Gaines e Cassie Gaines estavam no avião que tinha uma falha mecânica que resultava em um consumo acima do normal de combustível. Além disso, os pilotos teriam calculado errado a quantidade que havia sido inserida no tanque em voos anteriores e acabaram ficando sem combustível para pousar com segurança.

Ao final das contas, o avião se chocou com um solo em uma área de floresta do Mississippi e matou os três integrantes tendo deixado os outros, bem como funcionários do grupo, gravemente feridos.

A partir daí a banda encerrou as suas atividades e só voltou ao final dos anos 80, estando ativa até hoje mas com mudanças na formação ao longo de todo esse tempo.

O acidente aconteceu em 20 de Outubro de 1977, apenas três dias depois do lançamento do quinto disco de estúdio do grupo, Street Survivors, que teve uma capa com chamas alterada para outra com um fundo preto a pedido da família das vítimas.

lynyrd-skynyrd-street-survivors lynyrd-skynyrd-street-survivors-original

http://www.youtube.com/watch?v=np0solnL1XY

Randy Rhoads

randy-rhoads

Randy Rhoads, guitarrista de Ozzy Osbourne, morreu no dia 19 de Março de 1982 após uma brincadeira dar errado.

A banda estava na estrada, de ônibus, se dirigindo a um festival na cidade de Orlando, na Flórida, quando um problema no ar condicionado do veículo ocasionou a parada do mesmo para conserto.

A equipe parou em uma área onde havia uma pequena pista de pouso além de helicópteros e pequenas aeronaves, o que se mostrou um prato cheio para o motorista e um ex piloto, que juntos embarcaram sem autorização em um avião e levaram pessoas da equipe para algumas voltas.

Apesar do primeiro voo ter dado certo, no segundo, que levava Rhoads, o piloto começou a brincar e passar bem perto do ônibus para fazer com que ele tremesse e acordasse as pessoas que estavam lá dentro, incluindo Ozzy.

Duas passagens de raspão foram bem sucedidas, mas na terceira uma das asas acertou o ônibus, o que fez com que ela quebrasse e o avião começasse um movimento espiral, sem controle, que só foi parar na garagem de uma mansão, onde aconteceu uma explosão.

Randy Rhoads já havia batido com a cabeça no para brisas do avião quando a asa acertou o ônibus e os corpos de todos os passageiros foram queimados durante a explosão.

O piloto, Andrew Aycock, que estava com a equipe e foi o responsável pelo acidente, havia usado cocaína durante boa parte do período que antecedeu o acidente, como reportou Ozzy e também ficou evidenciado em exames toxicológicos feitos após a sua morte. Randy Rhoads não havia usado drogas.

http://www.youtube.com/watch?v=ZcoweoZ6jpM

John Denver

john-denver-acidente-aviao

John Denver foi responsável por uma série de grandes hits de folk/pop como “Take Me Home, Country Roads”, “Leaving On A Jet Plane” e “Annie’s Song”.

Ele era também um piloto com mais de 2.700 horas de experiência, mas teve sérios problemas com a autoridade de aviação americana já que não conseguiu ficar longe do álcool e chegou a ser preso enquanto dirigia bêbado.

Em 12 de Outubro de 1997, sem permissão oficial para voar, ele resolveu decolar com o avião experimental Rutan Long-EZ, mas nunca pousou a aeronave, já que ela acabou caindo no Oceano Pacífico, na região da cidade de Pacific Grove, na Califórnia.

O rosto do músico ficou tão desfigurado, que a confirmação de sua identidade veio somente após análise das impressões digitais, e não havia sinais de álcool ou drogas no seu corpo.

A investigação revelou que antes de decolar, Denver sabia de um problema com os indicadores de combustível, mas conversou com seu mecânico que lhe deu um espelho para que olhasse indicadores em outro local do avião e o colocasse em piloto automático para fazê-lo. Estima-se que isso influenciou na queda do avião.

Otis Redding

otis-redding

Otis Redding, lenda do soul, morreu no dia 10 de Setembro de 1967 quando tinha apenas 26 anos de idade e muito a apresentar para o mundo todo.

Em um avião particular, Redding embarcou em Cleveland mesmo após vários alertas para que sua equipe não o fizesse, já que as condições climáticas não eram das melhores.

Ainda assim, o avião de Redding estava bem próximo de seu destino, a cidade de Madison no Wisconsin, quando chegou a inclusive pedir permissão do aeroporto local para pousar.

Poucos minutos depois, por motivos que nunca foram determinados, o avião se chocou com o Lago Monona e matou todos a bordo com a exceção de Ben Cauley, membro da banda Bar-Keys que estava dormindo e acordou quando percebeu que estava em contato com água gelada e não conseguia respirar. Sua reação foi soltar o cinto de segurança.

Cauley não sabia nadar e não pôde fazer nada para tentar ajudar seus companheiros, mas conseguiu se agarrar a uma das poltronas para salvar a sua vida. Hoje em dia ele tem 66 anos de idade e conta que as águas eram tão geladas, que a equipe de resgate, mesmo com roupa apropriada, não poderia ficar mais de 15 minutos submersa. Ele teve que esperar por mais de 20 para que um barco da polícia o retirasse.

Buddy Holly, The Big Bopper, Ritchie Valens

buddy-holl-acidente-aviao

“O dia em que a música morreu.” Assim ficou conhecido 03 de Fevereiro de 1959, dia em que três grandes talentos norte americanos morreram em um acidente de avião que foi retratado no filme La Bamba.

Os jovens músicos estavam na cidade de Clear Lake, estado de Iowa, e tinham como destino o estado de Minnesota, mas nunca chegaram lá, já que o avião que os levava decolou à noite em meio a condições desfavoráveis como neve e caiu poucos quilômetros à frente.

O piloto não tinha licença para pilotar exclusivamente com instrumentos e acabou ficando desorientado, já que não conseguiu achar pontos de referência no céu e também não soube ler corretamente os equipamentos.

Após o impacto, que aconteceu quando a aeronave estava a 270 km/h, os corpos ficaram na neve durante toda a noite e só foram descobertos no outro dia.

Waylon Jennings, lenda do country, era na época o baixista de Buddy Holly, e recusou a oferta para ir de avião com seu amigo, o que resultou em uma piada instantânea do cantor, que disse “Tomara que seu ônibus congele.” Jennings então respondeu, “E tomara que seu avião caia.”

Buddy Holly morreu com 22 anos de idade, Ritchie Valens tinha apenas 17 e The Big Bopper, 28.

buddy-holly-placa-oculos

http://www.youtube.com/watch?v=ty31QY5ZGHo

Aaliyah

aaliyah

Quem também deixou o mundo bastante cedo foi a cantora pop Aaliyah, que aos 22 anos de idade já havia lançado três discos de estúdio e alguns grandes sucessos.

Foi justamente por conta de uma das ações de divulgação do terceiro álbum, homônimo e lançado em 07 de Julho de 2001, que a cantora perdeu a vida devido à irresponsabilidade de terceiros.

Depois de gravar um clipe nas Bahamas para a música “Rock The Boat”, Aaliyah e sua equipe pegaram um avião com destino ao estado da Flórida, que saiu um dia antes do previsto já que os trabalhos acabaram mais cedo do que o esperado.

Poucos segundos após a decolagem, o avião que levava a cantora e sua equipe caiu e explodiu, tornando-se uma grande bola de fogo e matando todos a bordo.

As investigações revelaram que a aeronave estava com o peso acima do permitido e levava um passageiro a mais do que sua capacidade. Além disso, o piloto havia mentido sobre várias horas de voo para conseguir o seu emprego, falsificou documentos e ainda estava sob a influência de cocaína e álcool quando tentou levar Aaliyah de volta aos Estados Unidos.

http://www.youtube.com/watch?v=A5AAcgtMjUI

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!