avicii-vendas-spotify

Foi apresentado no Ibiza International Music Summit desse ano, entre os dias 21 e 23 de Maio, um estudo sobre a música eletrônica no mundo digital e a evolução do estilo entre os anos de 2012 e 2013.

Completamente ligadas a tecnologias de streaming como YouTube e Spotify, as canções de DJs e produtores bateram recordes e além de popularizarem o estilo e seus autores, também o tornaram mais ricos do que nunca.

De acordo com relatórios da Nielsen Soundscan e Billboard, o estilo foi o único que cresceu nas vendas digitais entre rock, pop, hip hop e country, e o mega hit “Wake Me Up”, de Avicii, teve 600 milhões de execuções no YouTube, 250 milhões no Spotify e 8 milhões de cópias vendidas, rendendo sozinho, quase 10 milhões de dólares ao músico.

É interessante notar que mesmo tocando 600 milhões de vezes no YouTube, o que rendeu 1.8 milhões de dólares, e vendendo “apenas” 8 milhões de cópias do single em plataformas como o iTunes, as vendas significaram 5.2 milhões de dólares de resultados, o que mostra a disparidade entre a remuneração ao artista em relação ao streaming e ao download.

Apesar disso, Avicii é “somente” o sexto colocado no ranking dos DJs mais ricos do mundo em 2013, que tem Calvin Harris no topo com lucros de 46 milhões de dólares, mais até que os do melhor jogador de futebol do mundo pela FIFA, Cristiano Ronaldo, que lucrou 44 milhões de dólares no ano segundo a Forbes.

Entre Calvin Harris e Avicii estão, na ordem, Tiesto, David Guetta, Swedish House Mafia e deadmau5, e o lucro total dos 10 DJs mais bem sucedidos do mundo dobrou em um ano.

Você pode ver a apresentação na íntegra, que ainda relaciona redes sociais de novos e consagrados DJs e dá outros dados bastante interessantes sobre a cena eletrônica, clicando aqui.

Fonte: Digital Music News

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!