silva01

Silva já lançou seu novo trabalho, o ótimo Vista Pro Mar e estou a falar do seu primeiro álbum. Sinceramente, quando o passado é de qualidade, ele se torna atemporal, tão presente quanto qualquer outro disco que está sendo lançado exatamente nesse momento. E compor obras a serem encaradas como atemporais em um país musicalmente voltado para a música descartável, para a arte volátil, é sinceramente um trabalho que deve ser admirado.

Silva02

Claridão é um álbum de 2012, composto por texturas musicais que se entremeiam até formar sólidos climas que nos remetem em muito aos anos 80 com uma nova roupagem do século XXI. O reverb na voz e o uso constante de sintetizadores nos causam uma mistura de retorno ao passado e de estar no presente. As baterias eletrônicas não tentam emular uma bateria real, fazendo seu trabalho de forma única.

POP de uma profundidade ímpar, o disco deve ser ouvido várias vezes para que cada um possa sentir cada música. Há aqui uma grande carga de sentimentos, nas letras, nos timbres, nas sequência de acordes, na interpretação vocal detalhada e que casa como luva nas melodias. Ponha o vinil na vitrola, coloque os fones de ouvido e viaje, saia do mundo real por um pedaço de hora.

Silva03

As letras por si são um detalhe todo especial do álbum. Escrever em Português é realmente difícil e Silva domina essa arte. “Cansei” é um exemplo de letra interessante. Aparentemente auto-biográfica e que com certeza poderia descrever o sentimento de muitos no mundo atual. “Claridão” soa otimista e leve, das letras ao instrumental, a música cria um clima positivo sem se tornar infantil, sem ser fútil. “2012“, a música de abertura do álbum, traz a criatividade lírica do compositor quando diz:

O fim do mundo eu vi dessa sacada
Mas hora alguma eu quis pular
Quem se apressou perdeu toda essa luz
Crepuscular (…)”

Silva04

Lançado em vinil 12 polegadas pela Polysom, Claridão tem 180 gramas e alta qualidade sonora. Capa em formato envelope, traz em seu interior todas as letras. A qualidade do material impressiona e enche os olhos de colecionadores. Eis aqui uma boa dica de aquisição para quem gosta de música brasileira e quer conhecer um bom compositor.

Clique aqui e compre o material do Silva em vinil.

Silva05

Silva06

Silva07

Silva08

Silva09

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!