Jim e Will Reid

The Jesus and Mary Chain

The Jesus and Mary Chain

Não dava para não dizer que esse não era o show mais esperado da noite. Além de contar com o maior público até o momento no Memorial da América Latina, quando Jim William Reid trouxeram sua banda para o palco, outro benefício estava no ar, mais precisamente no céu: a chuva finalmente havia dado uma trégua. Abrindo os trabalhos com “Snakedriver” do EP Sound of Speed de 1993, a banda deu abertura para outros sucessos e clássicos, fazendo valer o tempo frio.

Desde sua última apresentação no Brasil, em 2008 para o Planeta Terra Festival, pouca coisa mudou. O set teve alguns ajustes, a banda lançou alguns boxes comemorativos e algumas inéditas, mas nada de álbum completo. No show do Cultura Inglesa Festival, tudo parecia correr muito bem, inclusive com o som, até “Blues For a Gun”, primeira vez em que conseguimos notar Jim e companhia incomodados com alguma coisa.

Mas foi em “Sidewalking” que Jim explodiu. Começou a cantar, olhou para Will e simplesmente pediu para parar. Tensão. Aparentemente, seu retorno não estava funcionando e a bateria, de novo, era o instrumento mais audível no palco. Começando de novo e com um pouco mais de precisão, a banda seguiu com a apresentação. “All Things Must Pass”, uma das mais recentes gravações da banda, de 2008, teve acompanhamento de boa parcela dos fãs do memorial, que estavam afiados esperando a apresentação.

Jim e Will Reid

Já chegando ao final da apresentação, o primeiro milagre: depois de começar (e interromper. E começar de novo) um dos maiores clássicos de sua carreira, “Happy When It Rains”, era pouco provável ver gente que não percebesse os pequenos pingos de chuva que voltavam, e que aceleravam, à medida em que a canção ganhava corpo em São Paulo. Capas de chuva, jaquetas e chapéus de volta ao corpo, ainda dava tempo de ouvir “Halfway to Crazy” e outro clássico, “Just Like Honey” antes de ouvir um Jim pouco bravo dizer que não sabia mais o que fazer antes de sair do palco, levando a banda consigo.

O que parecia ser uma clara demonstração de violência no palco, daquelas comuns nas apresentações do Jesus and Mary Chain foi outro momento bonito de se lembrar dessa edição do Cultura Inglesa Festival. Enquanto cabos eram trocados e guitarras postas em seus lugares, o público gritava “Jesus! Jesus! Jesus! Jesus!”, com um fervor digno de clemência por salvação e de espera pelo milagre do retorno da banda ao palco. Minutos depois, as preces foram atendidas e a banda voltou para encerrar o show com “The Hardest Walk”, “Taste of Cindy” e a também clássica “Reverence”, que teve um Jim agradecendo a presença dos fãs até aquela hora com uma reverência. Um gentleman, no fim das contas.

Setlist

– Snakedriver
– Head On
– Far Gone and Out
– Between Planets
– Blues From a Gun
– Teenage Lust
– Sidewalking
– Cracking Up
– All Things Must Pass
– Some Candy Talking
– Happy When It Rains
– Halfway to Crazy
– Just Like Honey
BIS
– The Hardest Walk
– Taste of Cindy
– Reverence

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!