Resenha e fotos: Clutch em Londres (01/05/2014)

Clutch @ The Forum

Resenha e fotos: Clutch em Londres (01/05/2014)

Texto por Stella Bruk
Fotos por Thanira Rates

Dia difícil para a cidade de Londres no último 1 de Maio. A chuva e a greve no metrô dificultaram um pouco os fãs barbudos a chegarem à casa de shows The Forum, no norte da cidade. Em mais um show esgotado, os americanos do Clutch trouxeram a combinação perfeita da mistura de blues rock, southern rock, stoner e funk metal.

Mesmo tendo passado por uma cirurgia no pescoço recentemente, a força da voz de Neil Fallon podia ser sentida a cada verso, a cada refrão das 19 músicas apresentadas naquela noite. A guitarra “bluesística” e cortante de Tim Sult encorporou o groove do duo fantástico Dan Maines no baixo e JP Gaster na sua bateria forte e “funkeada”, apresentando sua “cozinha maravilhosa”.

Na carreira de 24 anos, 10 discos, várias turnês entre Estados Unidos e Europa , eles vêm aumentando cada vez mais o seu público – a cada turnê nota-se mais shows e em lugares cada vez maiores. A banda teve apenas uma modificação desde a formação em 1990, o tecladista Mick Schauer deixou a banda em 2005 e desde então algumas músicas não foram mais executadas nos shows ao vivo. Nesta turnê, a banda “tomou emprestado” o tecladista Chris Brooks, da banda de abertura Lionize, onde Tim toca guitarra, e puderam acrescentar ao setlit “100011101101” e a nova, “The Wolfman Kindly Requests“.

O álbum mais recente, Earth Rocker, dá a impressão de que foi trabalhado para ser curtido ao vivo. O material ganhou o prêmio de álbum do ano da revista inglesa Metalhammer e tem sido muito bem cotado nas demais publicações musicais. É possível perceber e concordar claramente com todos os elogios feitos ao ouvir as faixas executadas na noite; “Earth Rocker“, “Crucial Velocity“, “Gone Cold“, “The Face”, “The Wolf Man Kindly Requests” e “Unto the Breach“.

O setlist foi escolhido a dedo, somente as melhores da carreira de 24 anos da banda:

Earth Rocker
Profits of Doom
The Mob Goes Wild
Cypress Grove
Mice and Gods
Subtle Hustle
The Regulator
Book, Saddle, & Go
Crucial Velocity
Gone Cold
Gravel Road
Burning Beard
The Face
10001110101
The Wolf Man Kindly Requests…

Bis:
D.C. Sound Attack!
Unto the Breach
Electric Worry
One Eye Dollar

[nggallery id=139]

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!