As Bandas da Copa do Mundo - Grupo E

Honduras

A música de Honduras também é marcada pelos ritmos caribenhos, tais como a Salsa e o Meregue, além de ter o Reggae como ritmo importante para o norte do país, e a inspiração da música mexicana na parte rural do país. O principal ritmo originado lá porém é o Punta, que junto com o Reggaeton, formam a maior parte da música do país que é exportada para o mundo.

Já o rock por lá ganhou popularidade nos anos 80, com diversas bandas que alcançaram níveis diferentes de popularidade ao longo dos anos e tomaram seu espaço dentro do cenário hondurenho. Algumas dessas bandas são o Tropa de BacoGravedad Cero El Sol Caracol. Outras, você vê com mais detalhes abaixo.

Café Guancasco

Café Guancasco

Uma das propostas mais interessantes do rock hondurenho da atualidade é o Café Guancasco. Formado em 2006 por Pavelín (Pavel Núñes) e Pavelón (Pavel Cruz), o duo se concentra em fazer um rock sem frescura e cheio de mensagens para o povo hondurenho. A banda recebeu grande atenção do público e mídia quando em 2009 se envolveou no movimento contra o golpe (que teve como seu estopim a prisão do presidente do país, Manuel Zelaya).  O disco De tributos, guancascos y toras luchas rapidamente se tornou um dos mais vendidos da época e a participação da dupla na Frente Nacional de Resistência Popular foi um dos marcos da revolução.

Apesar de aclamados como rock stars do país, a dupla se refere ao seu som como “trova experimental” e nada poderia ser mais esclarecedor: uma mistura de flautas, baterias, guitarras e banjos, entre instrumentos diversos, faz com que a ousadia e força de suas letras fique ainda mais marcada em cada um de seus shows.

Atualmente a dupla se prepara para gravar seu segundo disco, o que faz desta uma oportunidade única de você conhecê-los melhor. Dá um like lá na página dos caras no Facebook para saber mais.

Delírium

Delirium

O Delírium é uma banda de thrash metal de Honduras, nascida em 1990. Formada por Elias Espinal (vocal), Alberto Martínez (bateria) Joseph Castro (guitarra), Juan Láinez (baixo) e Fernando Lezama (guitarra), a banda tem 6 trabalhos lançados e é uma das maiores representantes do metal em seu país.

Outra característica da banda é saber misturar em seu ritmo algumas características essenciais da música hondurenha, como os ritmos latinos. Saiba mais sobre os caras em seu site oficial e ouça um pouco do que eles têm a mostrar abaixo. 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!