As Bandas da Copa do Mundo - Grupo E

França

A música da França reflete uma série de estilos que fizeram e fazem parte da formação cultural do país. Entre eles, destacam-se a música romântica, mais ligados à música clássica, além de compositores para canções de cabaré e do chanson. O país também é o quinto maior produtor de música do mundo e exporta para o restante do continente europeu e para todo o globo grandes nomes da música eletrônica e da novelle chanson, característica do pais. Outros ritmos populares e nascidos na França são o Cancan, o Musette e o Yéyé.

No rock, os franceses se destacaram a partir da década de 70, com a psicodelia. Desta época são as bandas Les Maledictus Sound e Aphrodite’s Child’s 666, mas ao longo dos anos, muitas outras bandas francesas ganharam seu espaço, como o Indochine, o Les Ogres e mais recentemente o furacão Phoenix. Na nossa seleção, três bandas que você precisa conhecer.

Charlotte Gainsbourg

Charlotte Gainsbourg

Isso mesmo! A ninfomaníaca canta, gente! E se você só ouviu falar da versão dela pra “Hey Joe”, que faz parte da trilha sonora do filme estrelado por ela no ano passado, pode ir se acostumando com essa faceta musical da moça, pois ela já tem 4 discos lançados, um deles ganhador do Disco de Platina nas paradas francesas, e tem entre suas parcerias musicais gente como Beck e seu pai Serge Gainsbourg.

Outra curiosidade é que a cantora nasceu em Londres, na Inglaterra, mas tem nacionalidade francesa e estabeleceu sua vida e carreira por lá, o que certamente a colocaria numa próxima lista de Músicos Que Nasceram Onde Você Nem Imagina, mas isso é papo para outro texto.

Ouça um pouco do que a linda da Charlotte tem para nos mostrar abaixo e conheça melhor seu trabalho aqui.

Louise Attaque

Louise Attaque

Louise Attaque é uma banda francesa criada em Paris, no ano de 1994 por Gaëtan Roussel (vocais e guitarra), Arnaud Samuel (violino e guitarra), Alexandre Margraff (bateria) e Robin Feix (baixo). O som deles pode ser classificado como folk rock e ao mesmo tempo como chanson.

Entre o sucesso de público em 1997, a separação em 2001 e o retorno em 2005 e uma nova separação em 2007, a banda gravou 4 discos e registrou alguns pontos altos no rock francês. Ouça abaixo e saiba mais no site oficial.

Plastiscines

plastiscines

Essas três garotas (que já foram quatro / cinco) são o Plastiscines, banda de pop rock francesa formada em 2007 e que canta em inglês a maior parte do tempo. Atualmente formada por Katty Besnard (vocais e guitarra) Louise Basilien (baixo) e Ana Vandevyvere (bateria) o nome do grupo veio de uma música dos Beatles! Sim, o verso “plasticine porters with looking glass tie” de “Lucy in The Sky With Diamonds” inspirou a banda, formada quase 40 anos depois do lançamento da música de John Lennon

A banda, com quatro discos lançados, sofreu preconceito pelas rádios francesas para colocar seus sons na programação. Isso porque 40% das músicas tocadas em rádios francesas devem necessariamente ser em francês e as garotas preferiam tocar seu rock em inglês, já que suas referências para o estilo sempre foram da Inglaterra.

O mais recente disco das moças, Back to The Start, está disponível para audição aqui. Para saber mais sobre elas, é só clicar aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!