Resenha Arcade Fire no Rio de Janeiro (040414)

Resenha Arcade Fire no Rio de Janeiro (040414)

Resenha por Gabriel von Borell
Fotos por Néstor J. Beremblum/T4F

Quase 10 anos depois de sua primeira apresentação em solo carioca, realizada em 2010 no extinto Tim Festival, os canadenses do Arcade Fire finalmente voltaram ao Rio de Janeiro, na última sexta-feira (4), para a felicidade dos fãs da Cidade Maravilhosa, que há bastante tempo clamavam pelo retorno da banda ao Brasil. E essa volta não poderia ter sido melhor.

Com repertório concentrado no álbum mais recente do grupo, Reflektor (2013), a apresentação no Citibank Hall, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, foi marcada pela animação e simpatia contagiante do Arcade Fire e a incrível energia trocada com a plateia carioca do primeiro ao último minuto.

Resenha Arcade Fire no Rio de Janeiro (040414)

O show da banda começou pontualmente às 22h30, quando o vocalista Win Butler surgiu no palco junto com mais 11 músicos que deram um verdadeiro espetáculo de apuro técnico e versatilidade musical. Praticamente todos se revezavam entre os diversos instrumentos distribuídos por toda a extensão do palco, criando uma intensa e hipnotizante movimentação para os integrantes trocarem de instrumentos. Depois de abrir a apresentação com a faixa-título de seu disco mais recente com direito a imagens no telão do filme brasileiro de 1959 “Orfeu Negro”, Win Butler e cia emendaram em outra canção de Reflektor, “Flashbulb Eyes“, que manteve a empolgação do público. Na sequência, o Arcade Fire apresentou a faixa de seu primeiro álbum, Funeral (2005), “Neighborhood #3“, que causou comoção ainda maior na plateia.

Enquanto a banda liderada por Win dava sequência ao show, o vocalista mostrava para o plateia carioca que os canadenses podem ser muito quentes e receptivos. O cantor distribuiu “obrigados” em português ao longa da apresentação, manifestou a felicidade de estar de volta ao Brasil e até puxou o celular de um fã que estava próximo à grade para filmar a público a sua frente fazer gracinhas com o telefone colado na testa. Na continuidade da apresentação do Arcade Fire vieram músicas mais antigas como “Rebellion (Lies)“, “We Used to Wait” e “The Suburbs” e canções do último álbum como “Joan of Arc“. Antes de “The Suburbs”, por exemplo, Win fez questão de dizer o quanto era maravilhoso estar de volta ao Rio de Janeiro, uma de suas cidades preferidas no mundo, segundo o próprio. “Essa canção é sobre o que o Brasil vai parecer depois da Copa do Mundo”, declarou o cantor.

Resenha Arcade Fire no Rio de Janeiro (040414)

Em outro momento, antes de “Afterlife“, Win rapidamente foi ao piano para executar as notas da canção de Ary BarrosoBrazil“, que ganhou versão em inglês feita pelo compositor Bob Russell e posteriormente foi regravada pelo Arcade Fire. A plateia então acompanhou em silêncio o belo instante da apresentação. Já em “It’s Never Over (Oh Orpheus)“, a carismática e meiga tecladista e vocalista Régine Chassagne introduziu a canção com um trecho da música de Tom Jobim e Vinicius de MoraesO Morro Não Tem Vez“. Pouco antes da meia-noite, com quase uma hora e meia de apresentação, o Arcade Fire tocou “Sprwal II (Mountains Beyond Mountains)” para encerrar o show.

Depois que a banda canadense deixou o palco do Citibank Hall, alguns músicos de apoio retornaram vestindo cabeças falsas gigantes e dublando “Nine Out of Ten“, de Caetano Veloso, até a hora em que Win retornou ao palco e os expulsou em tom de galhofa, rendendo risadas da plateia. O show então foi encerrado com o bis trazendo “Normal Person“, “Here Comes the Night Time” e uma versão acústica para “Wake Up“, que mesmo assim não desanimou os fãs cariocas. Em seguida veio então a chuva de papel picado para selar um namoro que havia sido interrompido por cerca de uma década, mas que muita gente agora espera que permaneça firme por muito tempo.

Resenha Arcade Fire no Rio de Janeiro (040414)

Setlist:

  1. Reflektor
  2. Flashbulb Eyes
  3. Neighborhood #3 (Power Out)
  4. Rebellion (Lies)
  5. We Used to Wait
  6. Joan of Arc
  7. The Suburbs
  8. The Suburbs (Continued)
  9. Ready to Start
  10. Neighborhood #1 (Tunnels)
  11. No Cars Go
  12. Neighborhood #2 (Laika)
  13. Afterlife
  14. It’s Never Over (Oh Orpheus)
  15. Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)
  16. Nine Out of Ten
  17. Normal Person
  18. Here Comes the Night Time
  19. Wake Up

Arcade Fire no Lollapalooza Brasil 2014

Confira a nossa resenha sobre um dos shows mais comentados do festival!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!