afi-no-lollapalooza-brasil

Texto e foto por William Galvão

Mais uma vez a distribuição dos horários dos shows da edição 2014 do Lollapalooza Brasil criou um impasse. Uma das bandas que mais sofreram com isso foi a dos californianos do AFI, que tiveram que disputar público com o Pixies, simplesmente uma das maiores bandas de rock da história. Ainda assim, a turma de Davey Havok fez um show pra lá de enérgico e lavou a alma dos fãs brasileiros da banda.

Na estrada desde 1991, o AFI faz seu punk/hardcore/melódico com bastante competência, tanto que há pouca diferença entre a sonoridade dos álbuns e a do show. A banda esteve no país divulgando a turnê de Burials, nono trabalho da carreira, lançado em 2013, e pisou no país pela primeira vez.

Os caras abriram com “The Leaving Song Pt. II”, música do álbum Sing The Sorrow (2003), cantada do começo ao fim pelos fanáticos pela banda que se concentraram na grade. “Girls Not Grey” veio na sequência e já deu espaço para a formação de uma tímida roda de pogo. Sem perder o pique, a banda seguiu com uma do novo álbum, “I Hope You Suffer”, e emendou na mais hardcore “A Single Second”, do disco Shut Your Mouth And Open Your Eyes (1997), uma das poucas músicas antigas que eles tocaram. Foi na primeira que Davey se atirou no público, como de praxe, e fez a galera delirar e se amontoar para chegar o mais próximo possível de seu ídolo.

Após a mescla underground/pop de “Love Like Winter” e “Medicate”, a banda tocou outras novas, “17 Crimes” e “The Conductor”, já decoradas pelos fãs. Como já era esperado no setlist, os caras fizeram uma ótima versão de “Just Like Heaven”, do The Cure, grupo que os integrantes da banda se declaram seguidores.

A trinca que fechou a apresentação misturou os vocais rasgados de Davey em “Dancing Though Sunday” e “Miss Murder”, com a limpa e hit supremo da banda “Silver And Cold” no meio.

Um grande show, feito por uma banda que apesar de não ser tão tão conhecida no Brasil tem seguidores fiéis que fizeram da apresentação o que foi: banda experiente e fãs dedicados, todos com as letras na ponta da língua, diferente de outros públicos de bandas maiores que geralmente comparecem apenas nos singles.

Setlist

  1. The Leaving Song Pt II
  2. Girls Not Grey
  3. I Hope You Suffer
  4. A Single Second
  5. Love Like Winter
  6. Medicate
  7. 17 Crimes
  8. Heart Stops
  9. The Days of the Phoenix
  10. Just Like Heaven – The Cure
  11. Dancing Though Sunday
  12. Silver Andr Cold
  13. Miss Murder

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!