As Bandas da Copa do Mundo - Grupo B

Chile

A música do Chile está intimamente ligada à sua história, e tem relação com diversos estilos, como a música clássica européia, a música pop, o jazz, o heavy metal e o rock, entre outros estilos. O país foi um dos centros de cultura do antigo Império Inca e carrega em si as influências deste período, com as danças tradicionais influenciadas pela cultura de Quechua e Aymara, e usadas em atividades relacionadas à antiga religião Inca.

Entre os estilos musicais mais comumente relacionados ao país estão a música mapuche (tradição do povo Mapuche, que habitava a região sul do Chile e o sudoeste da Argentina no tempo da colonização dos países pelos espanhóis), a cumbia chilena, derivada da cumbia colombiana e que invadiu o país entre os anos 60 e 70, incorporando ritmos locais,  la cueca,  um estilo musical que mistura danças e ritmos tradicionais, o jazz que começou a ter repercussão por lá nos anos 20 com um cara chamado Pablo Garrido e o rock!

Como em todos os países que não faziam parte dos criadores do ritmo, o Chile começou a fazer rock após o sucesso do ritmo no final dos anos 50. O ritmo começou a se espalhar, cantado em espanhol, como linguagem da juventude durante os anos 60 e ganhou um representante que também cantava em inglês e que, apesar de não ter nascido por lá, acabou se tornando conhecido como “pai do rock chileno”. O nome desse cara é Peter Rock. Para você conhecer um pouco do que anda acontecendo no rock chileno, separamos duas bandas para você conhecer melhor.

La Ley

La-Ley

La Ley é uma banda de pop / rock formada no final dos anos 1980. A banda já passou por diversas mudanças em sua formação, mas é uma das maiores do país, além de ser a única a ter ganhado um Grammy nos EUA.

La Ley teve um período de crise e acabou em 2004, mas para a alegria de todos os chilenos (e também de todos nós) está voltando à ativa em 2014. A primeira apresentação da banda pós retorno já tem data marcada e acontece no Viña Del Mar, no próximo dia 26 de Fevereiro. Para esta reunião, a banda contará com Beto Cuevas (vocais), Mauricio Clavería (bateria) e Pedro Frugone (guitarra), além do baixista Zeta Bosio, da banda argentina Soda Stereo.

Todo mundo pronto? Saiba mais sobre o retorno dos caras aqui.

Chancho en Piedra

Chancho en Piedra

Um outro expoente do rock chileno é o funk rock, muito bem representado pelo Chancho en Piedra, banda formada em 1994. A banda, muitas vezes comparada ao Red Hot Chilli Peppers, tem em sua vasta discografia (são 10 álbuns, 8 de estúdio e 2 ao vivo) muitas referências à cultura e à história do país, tratando temas diversos de forma bem humorada.

Atualmente formada por Educardo Lalo Ibeas (vocais e teclados), Pablo K-V-Zón Ilabaca (vocais e guitarra), Felipe Felo Ilabaca (vocais e baixo) e Leonardo Toño Corvalán (bateria e percussões) o Chancho en Piedra está divulgando seu último álbum, Otra cosa es con guitarra (de 2011) e celebrando seus 20 anos de carreira.

Saiba mais aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!