Nine Inch Nails: Por onde andam os ex-integrantes? - Parte 2

Baixistas

A maioria dos baixistas que passaram pelo NIN também necessitaram tocar outros instrumentos, mas mantemos o nome dessa categoria para separá-los dos guitarristas. Apesar do número recorde de ocupantes que a posição teve em 2013, ninguém foi anunciado para ocupá-la neste ano – oficialmente, o grupo é um quarteto, por enquanto. Os baixistas anteriores encontram-se abaixo:

Pino Palladino

Pino Palladino (Nine Inch Nails)

Ano em atividade: 2013
Notável por: a nova (nova) versão de “Sanctified
Onde está agora: com o The Who (provavelmente)

Uma adição um tanto surpreendente ao lineup da banda – que já tinha baixista -, Pino Palladino só participou da turnê Tension em 2013 (que também acrescentou duas backup singers: Lisa Fischer e Sharlotte Gibson). O baixista tocou em várias faixas do disco Hesitation Marks, o último da banda, e foi chamado de “provavelmente o melhor baixista do mundo” por Trent Reznor. Pino foi uma exclusividade da turnê Tension, e ainda não se sabe bem ao certo onde tocará depois, mas provavelmente voltará a tocar ao vivo com o The Who na última turnê planejada da banda.

Josh Eustis

Josh Eustis

Ano em Atividade: 2013
Notável por: o saxofone no fim de “While I’m Still Here
Onde está agora: gravando o projeto Sons of Magdalene

Josh Eustis, que havia recentemente tocado teclado na banda Puscifer, entrou para o NIN como multi-instrumentalista, mas teve que assumir a posição de baixista quando Eric Avery deixou o grupo durante os primeiros ensaios em 2013. Eustis tocou baixo durante os shows em festivais que precederam a turnê Tension, e, nesta última, voltou à posição de multi-instrumentalista (devido à adição de Pino Palladino). O motivo de sua saída ainda é desconhecido, mas Eustis mencionou que terminará de gravar seu projeto Sons of Magdalene, e depois voltará ao projeto que lhe deu mais notoriedade: Telefon Tel Aviv.

Justin Meldal-Johnsen

Justin Meldal-Johnsen

Anos em atividade: 20082009
Notável por: a linha de baixo em “God Given”, exclusividade de sua versão ao vivo
Onde está agora: com Beck (e outros)

Justin Meldal-Johnsen já era conhecido por uma variedade de projetos antes de entrar para o NIN, e manteve-se ainda mais ocupado após a banda entrar em hiato. Além de continuar tocando com Beck (seja ao vivo ou em seu próximo álbum, Morning Phase), Justin também produziu uma série de discos: Hurry Up, We’re Dreaming, do M83, e o álbum epônimo do Paramore – onde Ilan Rubin, ex-baterista do NIN, também tocou. Atualmente, Justin está produzindo discos das bandas Young the Giant e School of Seven Bells.

Jeordie White

Jeordie White

Anos em atividade: 20052007
Notável por: o baixo na versão ao vivo de “Sin
Onde está agora: com Marilyn Manson

Jeordie White (mais comumente conhecido como Twiggy Ramirez) ganhou notoriedade por suas contribuições aos discos e performances de Marilyn Manson, compondo quase todas as músicas de seus dois melhores discos (Antichrist Superstar e Mecahanical Animals), até deixar o grupo em 2002. Como Trent Reznor produziu e compôs material em Antichrist Superstar, a conexão com o NIN já estava estabelecida, e Jeordie entrou para a banda em 2005. Após contribuir para uma era do grupo que focou em tornar seu som mais orgânico e menos dependente de playbacks, White deixou o NIN e voltou para Manson em 2008, onde trabalhou com Chris Vrenna nos LPs The High End of Low e Born Villian. Ele continua com Manson.

Danny Lohner

Danny Lohner

Anos em atividade: 19942000
Notável por: compor “Somewhat Damaged” em conjunto com Trent Reznor
Onde está agora: produzindo o disco de Kat Von D

Danny Lohner entrou para o NIN em 1994, tornando a banda um quinteto pela primeira vez. Sua passagem por ela foi notável pela rara ocasião de receber créditos na autoria de duas músicas – “Somewhat Damaged” e “Even Deeper. O último show completo de Lohner com a banda foi em 2000, mas ele continuou trabalhando no projeto Tapeworm (que também incluía Maynard James Keenan) até 2002, quando foi abandonado completamente. Sua saída foi amigável (até participou de um show em 2009), e, após isso produziu e remixou diversos artistas, além de trilhas sonoras. Recentemente, trabalhou no documentário American Drug War 2: Cannabis Destiny, e produziu o disco de estreia de Kat Von D, que também tem a participação de Dave Grohl.

 

Menções honrosas:

– Eric Avery: após tocar algumas músicas com a banda em um show de 2009, o ex-baixista do Jane’s Addiction foi chamado para tocar nas turnês de 2013 do NIN. Durante os ensaios, sentiu-se sobrecarregado com a quantidade de shows que a banda faria, e acabou desistindo da posição, preferindo focar em trilhas sonoras para filmes.

– Rich Fownes: apesar de ninguém tê-lo visto tocando com o NIN, ele merece uma menção pela sua passagem curta e quase imperceptível pela banda. Em abril de 2008, logo após o retorno do guitarrista Robin Finck, a página oficial do grupo no YouTube atualizou a sua seção de “membros” para incluir Rich Fownes. Dois meses depois veio o anúncio de que Justin Meldal-Johnsen havia sido contratado, e Fownes sumiu do mapa. No entanto, quem comprou uma cópia física do disco The Slip, de 2008, pode conferir o nome de Rich Fownes nos agradecimentos. O músico foi satirizado em alguns episódios do desenho Meathead Perspective, e atualmente toca no grupo Bad For Lazarus.

Além de ficar de olho no TMDQA! para novidades sobre o NIN, confira também o fansite brasileiro dedicado ao grupo: site | Facebook