AM, do Arctic Monkeys, em vinil

A banda Inglesa Arctic Monkeys se consolidou como um dos maiores nomes do rock no mundo todo de uns anos pra cá.

A cada novo disco que lança, o grupo é cuidado de perto por público e crítica e com AM, novo álbum lançado em 2013, não foi diferente, já que o disco tornou-se o mais bem sucedido da carreira de Alex Turner e companhia e irá aparecer em praticamente todas as listas de melhores do ano.

Separamos 7 curiosidades a respeito do trabalho, desde a origem de seu nome até o estúdio no meio do deserto onde ele foi gravado, e você pode conferi-las na sequência, assim como comprar o disco físico.

Divirta-se!

ARRASTE a página com o mouse ou clique em “Anterior” e “Próximo” para navegar

 

7. Origem do nome do álbum



De acordo com o próprio vocalista Alex Turner, o nome do álbum foi “roubado” do Velvet Underground, que lançou uma coletânea chamada VU em 1985:

Eu roubei do Velvet Underground, vou confessar agora para já esclarecer. Do disco “VU”, obviamente. Algo me diz que esse disco é exatamente onde deveríamos estar agora, então senti que era a coisa certa colocar as iniciais da banda em seu título.

 

6. Rancho De La Luna



AM foi gravado no cultuado estúdio Rancho de La Luna, que fica em Joshua Tree, na Califórnia, cidade no deserto do Mojave que tem pouco mais de 7 mil habitantes.

O local ficou conhecido como uma espécie de templo da cena de stoner rock californiana com bandas como Queens Of The Stone Age, Kyuss, earthlings? e Fu Manchu.

Hoje em dia o estúdio é operado por Dave Catching, que vive no local e já tocou guitarra em algumas das bandas acima além de Eagles Of Death Metal, Tex and the Horseheads, Mondo Generator e Masters Of Reality.

Conhecido por cozinhar para as bandas que gravam por lá, ele também deixa os integrantes dos grupos se instalarem no local durante todo o período da gravação.

 

5. Participações especiais



O álbum contou com a participação de amigos da banda como Josh Homme (Queens Of The Stone Age), Bill Ryder-Jones (The Coral, Solo) e Pete Thomas, baterista conhecido por tocar com Elvis Costello e elogiado por lendas da música como Tom Waits.

 

4. Questionamentos



Parece que durante as sessões de composição das músicas de AM, os caras do Arctic Monkeys estavam cheios de questionamentos, já que das 12 faixas, 3 delas são perguntas e, detalhe, elas foram os três primeiros singles lançados pela gravadora até agora.

Dessa forma, a divulgação do álbum tem sido feita com “R U Mine?”, “Do I Wanna Know?” e “Why’d You Only Call Me When You’re High?”

 

3. Sucesso de público e crítica



AM já pode ser considerado o disco mais bem sucedido da carreira do Arctic Monkeys.

Primeiro por que com ele o grupo quebrou uma marca histórica no Reino Unido ao se tornar o primeiro de uma gravadora independente a estrear na parada do Reino Unido em primeiro lugar com seus cinco primeiros álbuns.

Comercialmente falando, ele vendeu mais do que qualquer outro álbum do grupo e chegou ao topo das paradas em diversos países importantes pelo mundo além de figurar na lista dos 10 mais em outros tantos.

Quanto à crítica, ele foi indicado ao maior prêmio que uma banda pode receber no Reino Unido, o Mercury Prize de melhor disco do ano. Não venceu, mas entrou em um grupo seleto de nomes que já concorreram ao cobiçado prêmio.

 

2. Disco de Vinil



Foto de garycool.com

Como todo bom álbum lançado hoje em dia, o do Arctic Monkeys também saiu em LP, e a versão de luxo de AM ainda contou com um disco de 7 polegadas bônus que tem duas faixas que ficaram de fora do disco: “2013” e “Stop The World I Wanna Get Off With You”

 

1. Produção



A produção do álbum ficou por conta de James Ford e Ross Orton.

Ford é conhecido pelo Simian Mobile Disco e é colaborador antigo dos Monkeys, já que produziu três discos da banda que chegaram ao topo das paradas no Reino Unido além de Myths Of The Near Future, do Klaxons, que venceu o já citado Mercury Prize.

Ross Orton é outro que já chegou perto do Mercury Prize quando produziu Arular (2005) da cantora M.I.A., além de bandas como The Fall.