Jackie Lomax morre aos 69 anos

Músico Jackie Lomax morre aos 69 anos

Foto por Terry Richardson

O músico inglês Jackie Lomax faleceu no último domingo(15/09) em Londres, Inglaterra. Lomax tinha 69 anos. A causa de sua morte não foi divulgada, mas de acordo com sua família ele morreu em casa. Veja abaixo a declaração de seus familiares:

Jackie Lomax, artista, escritor e performer morreu na casa de sua família após uma breve doença. Ele morreu em paz enquanto dormia, com sua família ao seu lado. Jackie nasceu em Merseyside, foi um membro original do The Undertaker e um artista da Apple Studios. Sua carreira se estendeu por 50 anos e sentiremos muito a sua falta.

A carreira de Jackie Lomax

Ele ficou conhecido nos anos 60 quando, em Liverpool, começou sua carreira com a banda The Undertakes. O grupo não chamou tanta atenção, mas serviu para que Lomax se aproximasse de Brian Epstein, famoso por gerenciar a carreira dos Beatles. Dessa aproximação veio o contrato com a Apple, gravadora do quarteto.

Em 1969 ele lançou o disco Is This What You Want?, cuja produção ficou a cargo de George Harrison. O álbum ainda contava com as participações de Paul McCartney, Ringo Starr e Eric Clapton.

Apesar dos grandes nomes por trás do disco, ele foi um fracasso comercial e, embora Lomax tenha continuado a gravar durante os anos 1970, o fato de não ir bem nas paradas deu o tom para o resto de sua carreira.

Ainda assim, em 1971 ele lançou Home Is In My Head, que seguiu os passos dos outros no fracasso comercial, mas o tornou uma referência do R&B.

Depois disso, ele deixou de gravar, mas continuou fazendo ocasionais turnês e participações em álbuns de outros artistas. Em 2001 Lomax fez seu retorno com The Ballad Of Liverpool Slim.

Lomax morava na Califórnia e era casado com Annie (antes Norma Richardson), mãe do fotógrafo Terry Richardson. Ele estava em Londres para participar do casamento de um de seus filhos.

Ouça abaixo “Sour Milk Sea”, produzida e escrita por George Harrison, que faz parte de Is This What You Want?.

http://youtu.be/KT7HMdUEBI4

Fonte: Rolling Stone 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!