Guns N’ Roses

Guns N' Roses - Chinese Democracy

O disco de estreia do Guns N’ Roses, Appetite For Destruction, é um dos maiores álbuns da história do rock.

Acontece que dali pra frente vieram apenas discos medianos, como o par de Use Your Illusion I & II, o álbum de covers “The Spaghetti Incident?” , e, é claro, o fiasco que é Chinese Democracy.

A banda viajou ao não saber conduzir o sucesso espetacular que teve no início de carreira, perder o controle das coisas e tornar-se uma caricatura de si mesma.

https://www.youtube.com/watch?v=1Q-RW-GIRws

Aerosmith

Aerosmith - Night In The Ruts

Em 1979 o Aerosmith lançou o disco Night In The Ruts, mesmo com uma série de fatores que indicavam que a melhor coisa a se fazer seria nem iniciá-lo.

O álbum começou a ser gravado e quando estava aproximadamente na metade, foi interrompido pois a gravadora precisava fazer dinheiro com a banda e então os colocou em, literalmente, uma viagem: uma nova turnê para arrecadar com os cachês.

Durante essa turnê, o guitarrista Joe Perry deixou a banda devido a problemas com os integrantes e as suas esposas, além do consumo abusivo de drogas por parte dos músicos.

Pra fechar o pacote de coisas pela metade, Jack Douglas, que havia produzido os quatro discos anteriores da banda e estava trabalhando em Night In The Ruts, foi substituído por Gary Lyons pela gravadora.

O resultado foi um disco fraco e mal recebido pela crítica, que mesmo assim chegou a disco de platina décadas depois, em 1994, mostrando o tamanho da banda.

Kanye West

Kanye West e Taylor Swift no VMA de 2009

O rapper, cheio de querer ser o rei das mega produções e artes conceituais, protagonizou uma das maiores viagens da história da música.

No MTV Video Music Awards de 2009, a cantora Taylor Swift recebia um prêmio por um de seus clipes quando West subiu ao palco e tirou o microfone das mãos da jovem, dizendo que aquilo estava errado já que o vencedor deveria ter sido o vídeo para “Single Ladies” , da sua amiga Beyoncé.

Fiasco total e uma série de consequências para o rapper, que ficou de fora das categorias mais importantes do Grammy no ano seguinte devido a esse chilique.

Radiohead

Radiohead - Kid A

Essa é como uma daquelas viagens de família: tem gente que ama, tem gente que odeia.

Em 2000 o Radiohead era uma das maiores bandas do rock alternativo e tinha em sua bagagem discos elogiadíssimos como The Bends e OK Computer.

Mas aí vieram os anos 2000 e a banda resolveu deixar as guitarras de lado e experimentar com diversos elementos eletrônicos diferentes, trazendo uma sonoridade nova à sua carreira e fazendo com que parte dos fãs achasse estranho e outra parte os considerassem gênios.

Se a viagem é boa ou ruim, fica a cargo do ouvinte.

Woodstock 99

Woodstock 99

Em 1999 foi realizada a terceira edição do festival de Woodstock, que teve sua versão original em 1969 e pregava “paz, amor e música”.

Acontece que nesse ano o que menos se viu por lá foi paz e amor, enquanto a música ficou como pano de fundo de uma edição lamentável que enterrou a franquia.

Durante os quatro dias do evento, quase 200 mil pessoas passaram por Rome, no estado de Nova York, e viram diversas bandas como The Roots, The Offspring, Korn, Limp Bizkit, Rage Against The Machine, Red Hot Chili Peppers, Moby, Metallica e Elvis Costello.

O evento foi transmitido pela MTV e por canais de pay per view, mas o que ficou registrado na memória de todo mundo que foi até lá ou assistiu pela TV não foram as performances dos artistas, e sim o caos em que o Woodstock 99 se transformou.

Durante todos os dias da festa, houve relatos de falta de água em um ambiente extremamente quente, preços altos, filas, e uma experiência bastante desagradável para pessoas que tinham comprado ingressos caros.

Como uma espécie de panela de pressão, tudo explodiu no último dia quando o público incendiou banheiros químicos e a estrutura do festival, começou diversos focos de brigas em pontos diferentes do local e, o pior de tudo, quando foram relatados estupros em locais que estavam completamente escuros e sem segurança.

Comportamentos de artistas como Fred Durst e o Red Hot Chili Peppers, que tocou uma cover de “Fire”, de Jimi Hendrix, foram questionados por várias pessoas que os culparam pelos acontecimentos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!