O site Dying Scene, especializado em punk rock, publicou uma lista com 10 músicos envolvidos no estilo que possuem grandes fortunas partindo dos 2 milhões de dólares e chegando a quase 100 milhões.

Como a lista traz alguns valores e nomes surpreendentes, resolvemos replicá-la aqui, alertando você leitor sobre os fatos de que os valores podem estar desatualizados e as bandas não sejam, necessariamente, punks hoje em dia.

 

10 – Marky Ramone

Marky Ramone

Valor estimado: 2 milhões de dólares
Provavelmente gasta em : Jaquetas de couro

Pelo jeito Marky Ramone não recebe uma alta quantia de royalties por seu trabalho em uma das bandas mais influentes de todos os tempos, já que o Ramones é, até hoje, uma das bandas preferidas de adolescentes que começam a ouvir rock and roll e poderia garantir um lugar mais alto para Marky nessa lista.

https://www.youtube.com/watch?v=ZGPuSz85gCE

9 – Lars Frederiksen

Lars Frederiksen

Valor estimado: 10 milhões de dólares
Provavelmente gasta em: Tatuagens, suspensórios

O guitarrista e um dos vocalistas do Rancid é sócio de um estúdio de tatuagem em Nova York com integrantes do Agnostic Front e Murphy’s Law e dono de outro no Japão, além de ser um tatuador nas horas vagas.

Pelo jeito tatuagem dá dinheiro.

8 – Tim Armstrong

Tim Armstrong

Valor estimado: 13 milhões de dólares
Provavelmente gasta em:  Sessões de estúdio para o projeto Tim Timebomb

Se o Lars Frederiksen é milionário, o outro vocalista e guitarrista do Rancid, Tim Armstrong, não fica pra trás.

O cara recebe royalties do Transplants, Operation Ivy, do próprio Rancid e ainda é dono da gravadora Hellcat.

Além disso a fabricante Gretsch tem uma guitarra que leva o nome de Armstrong.

7 – Davey Havok

Davey Havok

Valor estimado: 20 milhões de dólares
Provavelmente gasta em: Ternos e aulas de teatro

Davey Havok é o líder do AFI, banda que tem suas raízes cravadas no hardcore mas que há um bom tempo começou a flertar com o mainstream e tornou-se um dos grandes nomes do “rock alternativo” nas rádios mundo afora.

Com milhares de cópias de seus álbuns vendidas através de grandes gravadoras, Havok chegou a fazer pontas em filmes e tornou-se um verdadeiro rockstar.

6 – Ian MacKeye

Ian MacKeye

Valor estimado: 25 milhões de dólares
Provavelmente gasta em: Não em drogas

Esse nome é uma completa surpresa.

Ian MacKeye sempre teve seu nome ligado a bandas influentes como Minor Threat e Fugazi, e fundou a Dischord Records, gravadora conhecida pelo espírito do “faça você mesmo” e por lançar bandas do underground.

Se apenas o selo foi o suficiente para alavancar uma fortuna desse tamanho, não sabemos, mas é impressionante.

5 – Billie Joe Armstrong

Billie Joe, do Green Day, no clipe de Time Of Your Life

Valor estimado: 55 milhões de dólares
Provavelmente gasta em: Lápis para olhos, pôster gigante de si mesmo

Ainda que hoje seja bastante difícil associar Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day, ao punk, as origens da banda estão muito ligadas ao estilo.

Quando começaram suas atividades nos anos 80, Armstrong e seus comparsas faziam parte da cena punk da Califórnia, mais precisamente da chamada East Bay, próxima a San Francisco e que compreende cidades como Oakland e Berkeley.

Nem precisa falar que toda a sua fortuna está ligada às milhões de cópias vendidas de seus discos, shows lotados, musicais na Broadway e tudo mais que envolve a banda.

4 – Dexter Holland

The Offspring

Valor estimado: 65 milhões de dólares
Provavelmente gasta em: Aviões (ele tem licença para pilotar), pimenta

O líder do Offspring não apenas é formado em Biologia como tem mestrado na área e estava prestes a estudar para se tornar Ph.D. antes de se focar completamente à banda.

Além dos altos números de shows e cópias do Offspring, ele era dono da gravadora Nitro nos anos 90 e recentemente lançou uma marca de pimenta chamada Gringo Bandito.

3, 2 e 1 – blink-182

blink-182

Valor estimado de Mark Hoppus e Tom DeLonge: 60 milhões de dólares
Valor estimado de Travis Barker: 85 milhões de dólares
Barker provavelmente gasta em: Tatuagens, não em passagens de avião
DeLonge provavelmente gasta em: Filmes do Angels & Airwaves
Hoppus provavelmente gasta em: Ingressos de futebol, qualquer outra coisa que britânicos comprem (ele mora em Londres)

O blink-182 aparece com seus três integrantes no topo da lista porque não apenas os discos da banda vendem muito, assim como ingressos para seus shows, mas os projetos paralelos de cada um deram bastante certo comercialmente.

Pra ajudar, não apenas Tom DeLonge tem o Angels And Airwaves, Travis Barker o Transplants e sua carreira solo e Mark Hoppus o +44, mas todos eles ganharam muito dinheiro em outras áreas.

Barker, o mais rico dos três, teve um reality show de sucesso na TV, Hoppus tinha um talk show na Fuse e DeLonge chegou a produzir filmes de sua nova banda.

Se eles são punks ou não, é você quem decide.

Menção Honrosa

Fat Mike

Fat Mike

Provavelmente gasta em: Acessórios de sadomasoquismo, drogas

Não foi possível pesquisar dados financeiros de Fat Mike, líder do NOFX, mas ele é dono da gravadora Fat Wreck Chords, dos direitos de todas as músicas de sua banda e em 2008 vendeu sua casa por 5 milhões de dólares.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!