Guitarra de Bob Dylan vai a leilão

Guitarra de Bob Dylan vai a leilão

Em 1965 Bob Dylan subiu ao palco do Newport Folk Festival e, ao invés de pegar seu costumeiro violão, ele empunhou uma guitarra, em uma apresentação que não agradou muito a quem assistia.

Acostumados com os riffs acústicos do cara, muitas pessoas criticaram o uso da guitarra elétrica por Dylan, e a apresentação acabou entrando para a história do cantor e da música.

Depois de 48 anos, o instrumento que deu o que falar vai ser colocado a leilão. A dona da Fender Stratocaster é Dawn Peterson. Ela falou publicamente sobre possuir a guitarra no ano passado, durante uma aparição no programa History Detectives.

Pouco tempo depois do programa ir ao ar, Dylan chegou a declarar que era ele quem tinha posse da guitarra, apontando que Peterson estava mentindo. A família da moça não deixou por menos e entrou em um acordo legal com o músico, que permitiu que ela vendesse a guitarra.

De acordo com Dawn, o instrumento pertencia a seu pai. “Ele era um piloto particular, que trabalhou para o empresário de Dylan. E durante uma viagem, ele simplesmente deixou a guitarra no avião”. Ela ainda disse que seu pai tentou devolver o instrumento na época, mas que nunca obteve retorno.

A guitarra teve uma avaliação inicial de 500 mil dólares, mas Peterson ainda pretende falar com outras casas de leilão, para definir quem vai auxiliar na venda. Ela ainda pretende vender uma série de anotações encontradas dentro da guitarra.

Os papéis trazem fragmentos de letras como “Just Like A Woman” e “Temporary Like Achilles”.

Peterson também disse que gostaria que a peça fosse vendida a um museu, já que se trata de um pedaço importante da história da música e “deve ser compartilhada com todos”.

Fonte: Consequence of Sound

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!