Há três dias nós publicamos aqui uma lista contendo 15 grandes bandas com três integrantes que fizeram ou ainda fazem muito barulho com bons discos e apenas três cabeças pensantes.

Chegou a hora de ver a segunda parte dessa lista e conferir mais 15 nomes que se sentiram confortáveis sem chamar mais um ou outro integrante para o grupo e colocaram seus nomes na história com bons trabalhos.

Divirta-se!

Clique nos botões “Anterior” e “Próximo” para navegar ou utilize as setas do teclado.

 

1Motorhead

O Motorhead foi formado em 1975 por Lemmy Kilmister, baixista e vocalista, e desde então nunca mais parou.

Grande responsável pela difusão do hard rock e do metal nos anos seguintes, o grupo tornou-se um dos mais influentes do mundo e é respeitado por uma legião de fãs anônimos e famosos, que citam o trio como influência para suas composições.

O único membro original hoje em dia é Lemmy, o responsável pelo surgimento e manutenção do grupo. Não à toa, muita gente diz que “Lemmy é Deus”.

Integrantes: Lemmy Kilmister, Phil Campbell, Mikkey Dee

2Emerson, Lake and Palmer

Carregando seus sobrenomes com a banda, Keith Emerson, Greg Lake e Carl Palmer fizeram história se apresentando como Emerson, Lake and Palmer e se tornando um dos maiores nomes do rock progressivo em todos os tempos.

Fundado em 1970, o trio lançou oito discos em sua fase áurea até 1978 antes de entrar no primeiro hiato da carreira que durou até 1991. Vieram mais dois álbuns em 1992 e 1994 e uma nova pausa em 1998 que, pelo menos na teoria, terminou em 2010, com uma reunião do grupo.

Nessa brincadeira toda foram vendidos, nada mais nada menos do que 40 milhões de discos no planeta, o que lhes garantiu um lugar na história do rock’n’roll.

Integrantes: Keith Emerson, Greg Lake e Carl Palmer

3Primus

O Primus é uma daquelas bandas cujo som é bastante difícil de classificar em um gênero.

Os caras misturaram funk com metal, rock progressivo, pitadas de folk e rock alternativo e acabaram criando um som bastante próprio, sempre com o baixo marcante do também vocalista Les Claypool.

A banda foi formada em 1984 na cidade de El Sobrante, na Califórnia (terra do primeiro baterista do Green Day, Al Sobrante), e de lá pra cá não apenas gravou sete discos de estúdio como também teve a honra de criar a música tema de um dos seriados de animação mais famosos da história.

Integrantes: Les Claypool, Jay Lane, Larry “Ler” LaLonde

4Dinosaur Jr.

O Dinosaur Jr. foi formado em 1984 e tornou-se praticamente sinônimo de rock alternativo nos Estados Unidos.

Com um vocal que é só dele, o guitarrista e um dos vocalistas J Mascis fez com que o grupo se tornasse conhecido entre os fãs de música independente e liderou a banda até uma grande gravadora para o lançamento de diversos álbuns.

Em 1997 o grupo encerrou as atividades e voltou em 2005 com a formação original, que está na ativa até hoje.

Integrantes: J Mascis, Lou Barlow e Murph

5Rush

O Rush é uma das bandas de rock progressivo mais conhecidas da história.

Tendo sido formada em 1968 em Toronto, no Canadá, o grupo lançou seu primeiro disco de estúdio, homônimo, em 1974 e a partir daí começou a influenciar uma cacetada de grandes bandas a partir do talento de cada um de seus integrantes em seus respectivos instrumentos.

Esse ano os caras foram introduzidos no Hall da Fama do Rock And Roll e os integrantes do Foo Fighters, Dave Grohl e Taylor Hawkins mostraram a importância do trio para eles e para o rock.

O mais legal de tudo é que o grupo continua na ativa e lançou um dos grandes discos de 2012, o ótimo Clockwork Angels.

Integrantes: Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart

6Os Paralamas do Sucesso

Os Paralamas do Sucesso começaram a engatinhar no final dos anos 70 e começo dos anos 80, formados pelo vocalista e guitarrista Herbert Vianna, o baixista Bi Ribeiro e o baterista Vital. 

Em um belo dia a banda se apresentaria na Universidade Rural do Rio e o baterista faltou à apresentação. Quem entrou em seu lugar e nunca mais o deixou foi João Barone, que a partir daí fechou o line-up clássico do trio.

O atraso de Vital rendeu o hit “Vital e Sua Moto” e a banda começou a chamar a atenção de grandes gravadoras.

Com o início baseado em ritmos como ska e reggae, a banda lançou grandes álbuns como O Passo Do Lui, recheado de hits como “Óculos”, “Meu Erro” e “Ska” e durante a carreira incorporou diversos elementos diferentes e tornou-se um dos grandes nomes do pop-rock no Brasil e até mesmo na Argentina.

A banda está, sem dúvidas, entre as maiores da história do nosso país.

Integrantes: Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone

7Legião Urbana

Sim, nós sabemos que a Legião Urbana não foi concebida originalmente como um trio e contou com alguns outros integrantes como Eduardo Paraná, Ico Ouro Preto e, de forma mais notória, Renato Rocha, mas a formação clássica e que praticamente arrebatou o Brasil era formada por Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.

Foi assim que a banda emplacou hit atrás de hit nas rádios do país nos anos 80 e 90, antes da morte de seu líder Renato Russo.

Ame ou odeie, a Legião Urbana foi uma das grandes bandas desse país.

Integrantes: Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá

8Beastie Boys

Eles começaram como uma banda punk, mas com o tempo começaram a se envolver com o hip hop e tornaram-se um dos maiores nomes da história do estilo mesmo sendo brancos e sofrendo, ironicamente, uma série de preconceitos.

Bastou a banda lançar seu primeiro disco de estúdio, Licensed To Ill, de 1986 para que hits como “(You Gotta) Fight For Your Right (To Party!)”, “No Sleep till Brooklyn” e “Brass Monkey” os colocassem sob os holofotes da grande mídia e de nomes respeitados do rap.

A banda, formada em 1981, nunca se separou e infelizmente só encerrou as atividades em 2012, quando um dos três integrantes, Adam “MCA” Yauch, morreu por conta de um câncer de forma extremamente prematura aos 47 anos de idade.

Integrantes: Mike-D, Ad-Rock e MCA

9Blue Cheer




O Blue Cheer, de San Francisco, foi um dos grandes nomes da história do rock psicodélico e chega a ser considerado por alguns como responsável pelo surgimento do heavy metal.

A banda foi fundada em 1967 e teve uma série de idas e vindas, lançando 10 discos de estúdio durante toda a carreira.

Gente como Jim Morrison elogiou a banda, que tem seu nome ligado ao “apelido” de uma variação de LSD comercializada nas ruas.

10Hüsker Dü

Em 1979 o Hüsker Dü começou as suas atividades como uma banda de punk/hardcore, usando e abusando de vocais berrados e batidas rápidas.

Com o tempo, porém, o trio foi trazendo influências de outros estilos e transformando o seu som em algo muito mais acessível e que acabaria sendo chamado de rock alternativo.

Lançando discos voltados ao estilo, o grupo acabou influenciando diversas bandas alternativas e de pop-punk, que viam no trio uma boa mistura entre as raízes do punk e a abordagem mais melódica das composições de guitarra, baixo e bateria. O Green Day e o Foo Fighters, por exemplo, foram altamente influenciados pelos sons de Bob Mould e companhia.

Integrantes: Bob Mould, Grant Hart e Greg Norton

11Silverchair

Os australianos do Silverchair conseguiram um feito extremamente raro na indústria da música: lançaram um influente e bem sucedido disco de estreia quando tinham apenas 15 anos de idade.

Frogstomp, primeiro álbum do grupo, veio em 1995 e iniciou uma sequência de grandes discos a cada dois anos, com Freak Show saindo em 1997 e Neon Ballroom em 1999. Com eles, a banda conquistou uma legião de milhões de fãs ao redor do planeta e emplacou diversos hits nas rádios e na MTV.

Em 2002 o grupo lançou mais um disco chamado Diorama, se afastando um pouco do seu som tradicional e finalizou os trabalhos em 2007 com Young Modern, que trazia canções de pop rock e não chegou nem perto de fazer o barulho que seus antecessores fizeram.

Integrantes: Daniel Johns, Ben Gillies e Chris Joannou

12Wolfmother


Wolfmother irá lançar novo disco em 2012

A Austrália parece ser uma boa fonte de grandes trios de rock e de lá também veio o Wolfmother, que iniciou as suas atividades em 2000.

Cinco anos depois, em 2005, o grupo lançou seu disco de estreia, homônimo, e emplacou hits monstruosos como “Woman” e “Joker & The Thief”.

Essas e outras músicas foram usadas em seriados, filmes e chegaram até mesmo ao coraçãozinho gelado do dinamarquês Lars Ulrich, baterista do Metallica que disse ouvir o disco “todos os dias.”

Por outro lado, o grande sucesso colocou bastante pressão na banda, que lançou um novo disco apenas em 2009 e, infelizmente, Cosmic Egg não teve o mesmo sucesso do primeiro trabalho.

Há pouco tempo, em Abril desse ano, o trio encerrou as suas atividades.

Integrantes: Andrew Stockdale, Myles Heskett e Chris Ross

13Stray Cats




O Stray Cats surgiu em Long Island, Nova York, e foi um dos grandes responsáveis por popularizar um sub-gênero do rock dos mais bacanas, o rockabilly.

Formada em 1980, a banda lançou seu primeiro disco de estúdio em 1981 e logo de cara foi muito bem recebida por público e crítica, com um grande álbum e hits como “Stray Cat Strut”, que acabaram sendo responsáveis pelo surgimento de diversas outras bandas do estilo e de outros baseados no rockabilly.

Reza a lenda que integrantes de bandas como Rolling Stones e Led Zeppelin eram vistos assistindo aos shows dos caras, e o trio tornou-se ainda mais respeitado.

Após idas e vindas, a banda acabou em 2009 com dez discos de estúdio na carreira.

14Melvins




O Melvins surgiu na cidade de Montesano, Washington, no início dos anos 80, e foi um dos grupos responsáveis pelo surgimento e explosão do movimento grunge.

Estando perto de Seattle e fazendo parte da cena local, o grupo influenciou diversas bandas importantes e teve papel fundamental no início e no desenvolvimento de nomes como o Nirvana.

Recentemente os caras começaram a adotar a tática de tocar com dois bateristas, mas a formação clássica que foi extremamente influente nos anos 80 e 90, era composta por um trio.

Integrantes: Dale Crover, Buzz Osborne e Jared Warren

15Placebo

O Placebo entrou para a história do rock como mais uma grande banda a surgir de Londres e conquistar o mundo com seu rock alternativo tanto devido à sonoridade de suas canções quanto às suas letras bastante pessoais.

A banda foi formada em 1994, tem seis discos de estúdio na carreira e irá lançar um novo álbum esse ano, contando sempre com a imagem andrógina de seu vocalista Brian Molko e músicas que falam diretamente com seus fãs.

Além do sucesso de crítica e influência em boa parcela dos jovens do mundo, o grupo ainda teve muito sucesso comercial durante a carreira, tendo vendido nada mais, nada menos do que 14 milhões de cópias de seus álbuns.

Integrantes: Brian Molko, Stefan Olsdal e Steve Forrest

15 grandes trios da música – Parte 1

Nirvana.

Confira a primeira parte da nossa lista de grandes trios da música clicando aqui.