Categories: Resenhas

Resenha: Name The Band – Just Add Sugar

Zeh Monstro é um multi instrumentista que já tocou em algumas bandas brasileiras ao longo dos últimos anos.

Advertising
Advertising

Apesar do seu release de imprensa dizer que isso não vem ao caso, ele era o baterista do Holly TREE, a maior banda do underground nacional no final dos anos 90 e começo dos anos 2000 e fundou o Borderlinerz, onde cantava e tocava baixo.

Alguns anos depois, o cara está de volta com um projeto chamado Name The Band e o seu primeiro disco, intitulado Just Add Sugar, onde Zeh cantou, gravou todos os instrumentos e produziu o álbum, mostrando muito do seu lado pessoal em 11 faixas.

Também no release está a informação de que as influências para o álbum foram artistas como Lou Reed, David Bowie e DEVO, mas em Just Add Sugar é possível ouvir traços de vários outros nomes e estilos, principalmente do alternativo/indie dos anos 2000, sem que as músicas pareçam cópias. São trabalhos bem feitos baseados em boas fontes.

Para abrir o álbum, por exemplo, há “All In”, que tem uma introdução avassaladora mas logo se transforma em uma calma e agradável música de indie rock, acompanhando a voz sempre calma e bastante peculiar de Zeh.

É ela que bem entoa o refrão da segunda faixa, “In Between The Lines”, uma bela trilha sonora para dias ensolarados ao estilo de “Someday”, do The Strokes, e “Grown Not Made”, semi-balada com batidas do pós punk que fecha uma poderosa trinca inicial de abertura do álbum e precede o ponto álbum do mesmo.

“Big Mouth” parece ter sido construída em torno de influências dos Anos 80 e nomes mais modernos como Franz Ferdinand e tem um refrão extremamente cantável, além de ser uma entre as tantas músicas dançantes do álbum. Garante diversão para a balada inteira, assim como “The Plan”, construída a partir de uma batida bastante simples mas que se torna um naipe de pós-punk/indie/alternativo sem os clichês associados aos estilos.

Se fosse um disco de vinil, o álbum fecharia aí o Lado A e começaria seu Lado B, mais escuro, com “Neon & Pills”, que dá o tom do resto do álbum e é seguida de outras canções que misturam melodia e até um certo tom de tristeza de Zeh com guitarras semi-distorcidas e batidas que ora te colocam pra dançar e ora te põem pra prestar atenção no que está sendo tocado e cantado.

Esse, aliás, é um dos pontos negativos do disco, já que as músicas funcionariam melhor se fossem cantadas em Português. Ouvir belas músicas como “Lady Grace” e “Mismatch” em nossa língua seria sensacional.

Para encerrar os trabalhos, vem a balada “Every Move A Picture”, ao melhor estilo voz+violão, que coloca um ponto final nos pouco mais de 40 minutos do disco e te faz pedir por mais.

Zeh já fez pop-punk, já fez rock e já foi pro alternativo, e talvez essa bagagem e influências todas tenham feito com que ele lançasse um disco do mais verdadeiro indie rock sem as chateações e “superestimações” do estilo.

Just Add Sugar é um disco competente, com uma marca própria evidente, hits, refrães cantáveis e músicas pra dançar na balada. É ótimo.

Nota: 7,5/10

Just Add Sugar na íntegra

Ouça o álbum de estreia do Name The Band na íntegra, via Deezer, logo abaixo.

Published by
Tony Aiex