Richie Havens: Cantor folk morre aos 72 anos

Na segunda-feira, 22 de Abril, o cantor folk e guitarrista americano Richie Havens faleceu em sua casa em Jersey City, nos Estados Unidos, após não resistir a um ataque cardíaco.

Conhecido por ter feito o show de abertura (considerado um dos melhores) do lendário festival Woodstock Music & Art Fair, em 1969, Richie tinha uma vasta carreira como músico, com passagens pela televisão e pelo cinema.

O Woodstock, segundo o próprio Richie, foi o elo para muitas coisas, principalmente sua carreira. Foi lá que surgiu o hino “Freedom”.

Quando subiu no palco do festival, ele foi aclamado pela multidão e foi tocando até ficar sem músicas, decidindo improvisar uma versão de “Motherless Child”, a qual ele acrescentou um verso com a palavra “freedom” repetida várias vezes. Esta versão fez sucesso internacional com o lançamento do documentário Woodstock, em 1970.

A CARREIRA DE RICHIE HAVENS

Naschido no Brooklyn, em 1941, Richie Havens, como artista negro, foi uma raridade na cena folk de Greenwick Village (berço beat e do movimento folk). Richie ficou conhecido pela maneira que tocava violão e por suas interpretações.

Sobre o Woodstock, Havens disse: “Tudo na minha vida, e na de muitos outros, está ligada ao festival”.

Em sua carreira, o músico lançou vários discos como Mixed Bag (1967), Something Else Again (1968), Richard P. Havens, 1983 (1969) e Stonehenge (1970). Seu último trabalho é Nobody left to crown (2008).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!