Daft Punk

Daft Punk

A Rolling Stone norte-americana divulgou uma matéria exclusiva com o Daft Punk no último sábado, 13 de Abril, com o título “Daft Punk revela segredos do novo álbum”.

O texto conta com diversos detalhes sobre o trabalho secreto da dupla, Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, em seu estúdio em Paris na criação de um dos álbuns aguardados para este ano.

Random Access Memories começou a ser feito em 2008 sem um plano claro. Thomas disse que, depois de três álbuns, ele e Guy-Manuel tinham uma vontade de procurar por um disco que eles ainda não haviam feito. “Nós queríamos fazer o que estávamos acostumados a fazer com máquinas e samplers, mas com pessoas”, explicou ao dizer que o duo estava se sentindo no piloto automático com seus equipamentos.

Thomas revelou que, tirando um trecho no início da última canção do álbum, “Contact”, o Daft Punk deixou de lado os samples, limitou o uso de caixa de ritmos para duas das 13 faixas do disco e os únicos eletrônicos utilizados são um sintetizador que a dupla tocou ao vivo na gravação e alguns aparelhos vintage que manipulam a voz.

Sobre o título do novo trabalho, Thomas explicou: “Nós estávamos desenhando um paralelo entre o cérebro e o HD – a forma aleatória com que as memórias são armazenadas”.

Em relação à participação de Pharrel Williams, que canta em “Get Lucky” e “Lose Yourself to Dance”, a matéria revela como isso aconteceu com palavras do próprio músico:

Nós estávamos em uma festa do último álbum da Madonna e eu disse algo como: “Vocês deveriam produzir isso! Porque não fazer isso acontecer? Madonna com os robôs seria inacreditável!”. E eles disseram: “Nós estamos trabalhando em algo”, e eu disse: “Qualquer que seja a coisa que vocês estejam fazendo, me chamem – eu tocarei tamborim”. Eles se olharam e disseram: “Você vai ser chamado”.

Bangalter também comentou sobre a cena da EDM (eletronic dance music) que o próprio Daft Punk ajudou a inspirar e como esse disco tenta se afastar da sonoridade computadorizada em que a cena se encontra:

A música eletrônica no momento está em uma zona de conforto e não move uma polegada. Isso não é o que os artistas devem fazer. Há uma crise de identidade: você ouve uma música e se pergunta de quem é. Não há uma assinatura. Skrillex teve sucesso pois ele tem um som reconhecido: você ouve uma música dubstep e, mesmo que não seja dele, você acha que é.

Além do estúdio da dupla em Paris, as músicas do Random Access Memories foram trabalhadas em estúdios em Los Angeles e Nova York. Segundo Thomas, algumas faixas do disco passaram por cinco estúdios durante dois anos e meio.

Sobre turnê, Bangalter disse que não há planos. “Nós não vemos uma turnê como um acessório de um álbum”, disse e revelou também que, quando eles foram fazer shows, o set virá com os hits da carreira da dupla e não só com o material novo.

As novas roupas do Daft Punk

A matéria da Rolling Stone falou rapidamente sobre as novas roupas da dupla. Hedi Slimane, designer da francesa Saint Laurent, fez as novas roupas do Daft Punk. Hedi já havia desenhado o visual do duo no último disco, o Humam After All.

Confira abaixo o novo visual dos franceses, que também pode ser visto na foto que ilustra esta publicação:

http://www.youtube.com/watch?v=YwNJjCi5oFU

A nova música do Daft Punk

No final do primeiro dia do Coachella 2013, os franceses liberaram um teaser do novo álbum. O vídeo contou com um trecho de Bangalter, Homem-Christo, Pharrell e Nile Rodgers executando “Get Lucky”. No Saturday Night Live do último final de semana, foi ao ar um vídeo maior com a mesma música.

E hoje, 15 de Abril, a Fun Radio fez a estreia da música completa. Alguns vídeos com o áudio da música foram publicados no YouTube. Alguns já foram retirados do ar, mas outros ainda estão por lá, como é o caso deste abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=egZUL5qWfLI 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!