alvin lee morre aos 68

Definitivamente não é um bom dia para a indústria musical.

Faleceu na manhã dessa quarta-feira (5) o guitarrista Alvin Lee, vocalista e guitarrista da banda Ten Years After. O músico morreu depois de passar por complicações durante um procedimento cirúrgico de rotina. A família de Lee divulgou um comunicado no site oficial do guitarrista confirmando a notícia e expressando seu luto:

É com grande tristeza que anunciamos que Alvin Lee faleceu nessa manhã depois de complicações inesperadas em uma cirurgia de rotina. Nós perdemos um companheiro e pai maravilhoso, e o mundo perdeu um músico verdadeiramente talentoso. 

Carreira

Alvin Lee nasceu em 1944 em Nottingham, na Inglaterra. Aos 13 anos começou a tocar guitarra e na década de 60 resolveu levar a música a sério tocando com bandas de blues. Em 1967, depois de algumas tentativas fracassadas de sucesso, Lee fundou o Ten Years After junto com o baixista Leo Lyons.

Depois de um primeiro álbum mediano, a banda gravou o ao vivo Undead (1968), que capturava toda a energia de Lee em cima do palco. Foi durante a divulgação do disco que a banda se apresentou em Woodstock. A performance do Ten Years After, em especial o solo histórico de Lee na música ¨I’m Going Home¨ ganhou destaque no filme do festival e levou a banda ao estrelato, assinando contrato com uma grande gravadora e transformando Lee em um dos guitarristas mais importantes e influentes do blues rock.

Depois do fim da banda, em 1973, Lee seguiu carreira solo. lançando 14 discos ao todo. O lançamento de maior sucesso do músico nessa fase foi On The Road To Freedomque contou com as participações de George Harrison e Ron Wood. E

m 2012 o guitarrista lançou seu último trabalho, Still On The Road To Freedom. 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!