TramaVirtual sairá do ar no final de Março

TramaVirtual sairá do ar no final de Março

Na última quinta-feira, 28 de Fevereiro, o Portal TramaVirtual, lendário site de divulgação de bandas independentes da cena nacional, anunciou seu fim. “O site Trama Virtual sairá do ar no dia 31/03/2013. Agradecemos a todos que estiveram conosco”, diz o comunicado curto e direto.

Vinculado à gravadora Trama, fundada em 1998 por João Marcelo Bôscoli e André Szajman, o site tem hoje um acervo com mais de 200 mil músicas e 78 mil bandas cadastradas. Sob o slogan “A sua Comunidade Brasileira de Música”, o portal ficou famoso, principalmente no meio underground, por ter ajudado a revelar grandes nomes como Cansei de Ser Sexy e Fresno, por exemplo.

Em 2007, o site já vinha demonstrando sinais de que ia mal. Foi quando eles implantaram um novo modelo de negócios com o download remunerado, no qual o artista recebe um valor equivalente à quantidade de músicas baixadas. Financiado por meio da publicidade, o modelo chegou a distribuir R$ 376 mil.

Entre os grandes momentos do site estão a TV Trama, que trazia bandas ao vivo nos estúdios da gravadora; o Álbum Virtual, em que um artista é remunerado por patrocinadores para que o público ouça suas músicas de graça; e a fase que ficou conhecida como Invasão Emo, lá pelos idos de 2005, quando o portal ajudou na divulgação de uma leva de bandas do estilo que pipocavam no Brasil.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!