Produtor americano diz que bandas brasileiras não deveriam cantar em inglês

Ontem o mundo da música (na Internet) entrou em colapso quando o portal G1 publicou uma matéria sobre Jack Endino, produtor que trabalhou com o Nirvana no disco Bleach, que disse não entender nada do que as bandas brasileiras que cantam em Inglês dizem.

Jack usou sua conta no Facebook para causar polêmica com os músicos brasileiros. Suas palavras foram:

Bandas brasileiras! Por que vocês estão cantando em inglês? Eu nunca consigo entender uma palavra! Qual o objetivo disso? Não trará sucesso para vocês fora do Brasil, e eu não vejo como trará sucesso dentro do Brasil. Sim, eu sei que o Sepultura conseguiu, mas o inglês deles é excelente, as letras são boas e eles estavam em uma gravadora de metal internacional. Quem mais conseguiu?  Estou perplexo e intrigado com isso. 

O post de Endino causou revolta entre os usuários da rede que protestaram nos comentários de diversas maneiras. Alguns resolveram atacar o próprio Nirvana, enquanto outros mostraram que ele estava errado por meio de vídeos de bandas que usam o recurso com sucesso, como o Black Drawing Chalks e o Cavalera Conspiracy. Alguns poucos, porém, apoiaram o comentário do produtor.

Entre ontem e hoje o cara voltou atrás e disse que não se explicou direito, pois só quis dizer que as próprias bandas estão se sabotando quando cantam em uma língua que não é entendida por todos em seu país. Além disso, também disse que pensa o mesmo de países como Alemanha, Portugal, México e Itália:

OK OK! ME DESCULPEM! Eu não quis deixar ninguém bravo. Eu NÃO estou rindo de vocês. Eu amo o Brasil e a música brasileira. Obviamente eu não estou ouvindo as bandas certas… e obviamente eu estou COMPLETAMENTE ERRADO! Mas ouçam… eu não entendi isso quando ouvi na Alemanha, Portugal, México, Itália. É “estranho” para mim que uma pessoa faça músicas em uma língua que não é a sua de origem. Eu GOSTO de Português, gosto de Espanhol… Mas eu nunca tentaria compor nessas línguas, porque já é difícil o suficiente escrever em Inglês! O Brasil é um GIGANTE da música. Por que Inglês? Essa é minha simples pergunta. Me ajudem a entender.

Em outra mensagem ele disse:

Eu publiquei aqui de forma emocional, e o que eu queria dizer não ficou claro. OK. Isso não é só sobre o Brasil. Eu sei que é rock and roll e não há regras. Claro que você é livre para cantar em qualquer língua, mesmo que as pessoas de seu país não entendam. MAS se você não é bom com essa língua, então NINGUÉM irá te entender… você não está cantando para NINGUÉM! Como isso pode ser bom para a carreira de uma banda? A maioria das bandas já têm trabalho para serem reconhecidas em sua cidade. Se você acha que sua cidade não importa… que quer fazer sucesso em outro país… não esqueça que estará competindo com milhões de bandas cujo Inglês é a língua nativa, e eles já moram lá, tocam lá, e você não. Então você não pode ser simplesmente “ok”, tem que ser O MELHOR.  Alguém precisava dizer isso, mas eu não disse direito (!!!) Agora estou dizendo.

E você, concorda com ele?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!