streaming cresce 700% em um ano no Reino Unido

Entre o ano passado e esse ano o mundo viu um aumento de nada mais, nada menos que 700% na quantidade de música transmitida on-line, por serviços de streaming como a Last.fm, Spotify e Deezer.

Esse aumento está assustando muita gente. O presidente executivo da Universal Music no Reino Unido e na Irlanda, David Joseph, revelou ao The Guardian que 7,5 bilhões de músicas foram transmitidas até o momento nesse ano, contra 1,1 bilhão em 2011, sem mencionar que até agora 250 bilhões de músicas foram transmitidas no YouTube.

Joseph disse que apesar do crescimento inesperado, até agora só 9 artistas venderam mais  de 100 mil álbuns no Reino Unido. Para se ter uma ideia, em 2011 o número foi de 19 artistas e 27 em 2007.  Para o presidente Temos mais dois ou três recordes para bater, mas não vamos chegar aos 19 do ano passado. Essa é a nossa força vital e um motivo de preocupação, vamos nos concentrar nisso todos os dias. 

Joseph também sugere que o rádio deve incentivar mais a divulgação de novos talentos, para que as pessoas queiram comprar seus discos. Eu tenho uma pergunta: existe uma responsabilidade do Reino Unido de ter uma rádio para apoiar novos talentos emergentes?  Ele acrescentou que o mercado global de música deverá crescer de 0,8 por cento em 2014, embora tenham caído 1% globalmente no ano passado e 4,1% no Reino Unido. Temos uma jornada difícil, mas o crescimento está prestes a acontecer no mercado mundial, finalizou o executivo.

Quer saber o que a turma do TMDQA! acha desse movimento na indústria da música?  Escuta a edição 7 do nosso podcast aí! 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!