Big Jim Sullivan

Morreu aos 71 anos de idade o guitarrista Big Jim Sullivan, um dos mais talentosos e requisitados do mundo quando o assunto era “músicos de sessão”, ou “músicos de estúdio”.

Seu currículo é inacreditável, com participações em mais de 1.000 músicas incluindo 55 delas que chegaram à posição de número um das paradas. Uma lista dos trabalhos pode ser vista aqui.

Nos anos 60 e 70 ele tornou-se um dos guitarristas Britânicos mais influentes da época, tendo dado aulas a Ritchie Blackmore, do Deep Purple, que junto a ele e Pete Townshend do The Who, convenceu um tal de Jim Marshall a começar a fabricar os amplificadores Marshall.

Seus trabalhos incluem colaborações com David Bowie, George Harrison e Olivia Newton-John. Em 1969 ele participou do disco Sound Of Sunforest, do Sunforest, que teve músicas na trilha sonora do filme Laranja Mecânica e em 1972 ele fez arranjos para a versão orquestral de Tommy, do The Who.

Por fim, ele era um grande adepto da talk box, aquela caixinha de fazer efeitos na guitarra com a voz, utilizada por nomes como Scorpions, Peter Frampton, The Eagles e Foo Fighters.

A causa da morte não foi divulgada.

Fonte: BBC

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!