Criolo em Porto Alegre

Criolo em Porto Alegre

Clique nas fotos para ampliá-las

Fotos por Pedro Cupertino

Resenha por Amanda Teixeira

Criolo não é rapper. Ou pelo menos é o que o público parecia dizer. Não é todo dia que se vê uma mistura como a vista na última Sexta no Opinião. O show, na sua primeira parte, não é um show de rap, não diretamente. Todo o habitual discurso do rap de Criolo está presente subjetivamente nas músicas e claramente nas falas entre músicas, na adaptação de “Cálice”, a música de Chico, ou, ainda, no agradecimento (com direito a bandeja com frutas) pela mobilização do Traga Seu Show e todos que possibilitaram sua vinda, e um pedido à Secretaria da Cultura, de possibilitar um show para aqueles que não tiveram como ir ao Opinião, “porque dignidade não tem a ver com classe social”.

Criolo também não é só Criolo, é Dj Dan Dan, Ganjaman, Cabral, e toda banda. “Mariô”, a primeira música (como esperada), não seria a mesma sem percussão e coro, e talvez sem isso não levasse tanta gente ao show. Mas apesar disso, da banda e da extroversão de Dan Dan, ainda é Criolo que prende a atenção de todos. Super expressivo, vezes sério, tranquilo, outras com olhos arregalados, aficionado, como se a propria música promovesse uma espécie de transe. A sensação geral é esse próprio transe, que parece atingir o público à mesma medida que o atinge. O coro, e o transe culminam em “Não existe amor em SP”, o quase-bolero cantado por todo público, e pelo cantor, com uma luz pontual no centro do palco.

A volta ao palco foi a dose de rap que faltava. “Cerol”, com a participações, seguido de algumas invasões de palco. Talvez nesse ponto do show todos já nos sentíssimos tão rappers e íntimos do próprio cantor. Junto com as músicas anteriores ao disco Nó na Orelha também foi tocada “4 da Manhã”, música feita pelo Criolo sobre/para sua mãe. Com um show de quase duas horas e casa cheia, Criolo faz uma homenagem aos fãs de rap, antigos e novos, conquistados pela mistura da sua propria música, tocando seu aclamado último disco de estúdio na íntegra.

Criolo em Porto Alegre Criolo em Porto Alegre

Criolo em Porto Alegre Criolo em Porto Alegre

Criolo em Porto Alegre Criolo em Porto Alegre

Criolo em Porto Alegre Criolo em Porto Alegre

Show do Criolo em Porto Alegre

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!