Bleed American

Há exatos 20 anos, em 24 de Julho de 2001, o Jimmy Eat World lançava o disco mais marcante de sua carreira. Bleed American é, além de tudo, um dos grandes marcos da música dos anos 2000 e um passo gigante na evolução do Rock e do Pop Punk para o mainstream.

Com seus refrães fortes e os instrumentais que mostravam uma banda pronta para lotar estádios, Bleed American trouxe ao mundo alguns hits inesquecíveis como “The Middle” e “Sweetness” — que, aliás, se tornaram figurinhas carimbadas em eventos esportivos ao redor do mundo, comprovando a “estadificação” do grupo que começou na cena Emo underground.

Pois é: pra quem não sabe, o JEW atingiu primeiramente o sucesso crítico com o aclamado Clarity (1999), que é considerado por muitos um dos grandes discos da onda Emo do fim dos anos 90. A brusca mudança para o sucessor, no entanto, beneficiou a todos.

Isso porque a banda atingiu uma notoriedade muito maior e chegou às rádios não só com as canções citadas acima mas também com a faixa-título e até com “A Praise Chorus” e “Hear You Me”, todas músicas que faziam um trabalho perfeito no que diz respeito a unir os elementos Emo que consagraram o grupo com a crítica e uma pegada mais Power Pop que os levou aos grandes palcos.

Continua após o vídeo

Jimmy Eat World, Bleed American Static Prevails

Por mais que Bleed American tenha sido extremamente bem recebido e se tornado um disco histórico, a banda teve um pequeno problema de timing. 2001 foi o ano do terrível atentado de 11 de Setembro, e muita gente encarou o título do álbum (“Sangrar Americano”, em tradução livre) como uma péssima escolha.

Por isso, os caras foram obrigados a relançar o disco duas vezes: primeiro, ainda em 2001, retirando o título da capa e transformando-o em um álbum homônimo, e depois em 2008, devolvendo o título original.

Hoje em dia, claro, tudo isso ficou pra trás e Bleed American se tornou sinônimo de tempos mais simples para muitos fãs ao redor do mundo.

Curiosamente, logo ontem, 23 de Julho, foi também o aniversário de 25 anos do clássico Static Prevails (1996). A banda celebrou ambos os eventos com postagens no Twitter, como você pode ver abaixo!

Aproveite e relembre esses discassos logo depois.

LEIA TAMBÉM: 16 bandas que tiveram as carreiras afetadas pelos ataques de 11 de Setembro

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!