TMDQA!: Você tem três outros álbuns prontos para serem lançados esse ano, e eles vão do jazz à música eletrônica. No passado você já lançou projetos experimentais como o Serart e também os álbuns com uma Orquestra. Como você tem ideias para músicas de estilos tão diferentes?
Serj: Eu sou um compositor, eu gosto de coisas diferentes, toda forma de música, toda instrumentação tem seu próprio conjunto de valores. A música clássica, por exemplo, você não pode fazer isso com o rock. É mais difícil expressar fortes emoções com o rock, o jazz tem ainda outro estilo, por exemplo, com uma beleza de expressão. Isso tudo te faz um artista mais expressivo.

TMDQA!: Além de mais expressivo, isso lhe torna cada vez mais uma inspiração para milhões de pessoas ao redor do planeta, como você deve ter visto nos shows do System Of A Down aqui no Brasil no ano passado. O que você pensa a respeito de ser um ícone pra tanta gente?
Serj: Uma inspiração, bom, primeiro quero dizer que isso é um grande elogio para mim, muito obrigado. Eu não penso nisso. Eu faço a música que devo fazer, passo as mensagens e tudo acontece.

TMDQA!: E do outro lado? Que artistas te inspiram para compor suas músicas?
Serj: Eu gosto de muita música diferente e de vários estilos e artistas diferentes. Eles também me influenciam, mas a maior influência vem da vida, vem de tudo que acontece ao seu redor e te faz pensar a respeito dela.

TMDQA!: O System Of A Down irá lançar um novo álbum?
Serj: Não temos nenhum plano pra isso. Acho que é algo que vai sair quando todos nós estivermos com isso na cabeça. E ainda não chegou essa hora. Simples assim.

TMDQA!: Que artistas você tem ouvido?
Serj: Hmmm, eu tenho ouvido bastante coisa, muita coisa diferente. Fui a uma loja de discos recentemente e comprei bastante coisa. Phillip Glass é um cara que eu tenho ouvido muito. Há um músico Indiano chamado Ravi Shankar que eu tenho ouvido muito também, e encontrei alguns de seus discos na loja. Tenho ouvido Ministry também. Minhas influências variam muito, e quando estou fazendo minhas músicas, não tenho muito tempo para ouvir outras.

TMDQA!: Há possibilidade de você vir ao Brasil para shows com esse trabalho?
Serj: Sim, definitivamente! Não esse ano, porque a gente já tem uma turnê pelos Estados Unidos e outras datas na Europa para divulgar o trabalho, mas para o ano que vem estamos pensando em várias possibilidades diferentes e definitivamente estamos considerando a América do Sul para esses shows. Podemos tocar com uma orquestra, convidar artistas locais daí, não há um plano totalmente definido.

TMDQA!: Você tem mais discos que amigos?
Serj: (Risos) Esse é um nome muito bom para um site, parabéns! E sim, definitivamente. Eu conheço uma boa quantidade de pessoas, mas poucas são bons amigos.

Você pode encontrar a edição Deluxe de Harakiri aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!