JUNO em vinil Laranjado

No dia 25 de Maio é comemorado mundialmente o Dia do Orgulho Nerd, criado na data de estreia do primeiro filme da série Star Wars e também compartilhado com o “Dia da Toalha”, criado em 2001 duas semanas após a morte do autor Douglas Adams, responsável pela série Guia do Mochileiro das Galáxias.

Listamos logo abaixo 16 videoclipes que têm a ver com a cultura nerd para comemorarmos essa data com música!

Ouça, dance, comemore e descubra fatos que você não sabia. E claro, não saia de casa sem a sua toalha!

1Aerosmith – Hole In My Soul

O personagem principal desse clipe do Aerosmith é um verdadeiro nerd desengonçado de óculos que é inteligente o suficiente para criar uma verdadeira “linha de montagem” de namoradas, que sempre acabam o traindo, até que ele descobre que o seu amor verdadeiro é a também nerd amiga de classe.

No elenco estão atores famosos como Seann William Scott e Eva Mendes.

 

2Weezer – Buddy Holly

Rivers Cuomo, líder do Weezer, é um dos maiores exemplos do estereótipo de nerd: magro, tímido, de óculos.
Em “Buddy Holly” a banda prestou homenagem ao seriado Happy Days com um clipe de época que foi parar no CD de instalação do Microsoft Windows 95. Quer algo mais nerd que isso?

 

3Weird Al Yankovic – White & Nerdy

O piadista Weird Al Yankovic resolveu fazer uma paródia com a música “Ridin”, do Chamillionaire e para construi-la utilizou elementos da cultura nerd como a leitura de histórias em quadrinhos e edição de artigos da Wikipedia. Além disso, também fala sobre como o personagem central (o tal de Branquelo e Nerd) não consegue andar com os gangsters e gosta de assistir a, justamente, o seriado Happy Days.

 

4Metric – Black Sheep

“Black Sheep” é uma das principais músicas da trilha sonora do filme Scott Pilgrim Contra O Mundo, uma adaptação de um clássico nerd dos quadrinhos.

Interpretado pelo ídolo maior das meninas nerds e geeks, o ator Michael Cera, Scott Pilgrim se apaixona por uma garota e deve derrotar seus ex-namorados maldosos em batalhas para conquistar a moçoila.

Michael Cera, aliás, vai aparecer mais uma vez nessa lista.

 

5Daft Punk – Derezzed

Em 2010 o Daft Punk lançou a música “Derezzed” especialmente para a trilha sonora do filme TRON: Legacy, a sequência do clássico filme de ficção científica TRON de 1982 que contou uma história repleta de efeitos especiais e participação fundamental de um videogame, para delírio de quem gosta do assunto.

 

6Huey Lewis And The News – The Power Of Love

Em 1985 o Huey Lewis And The News lançou seu primeiro grande sucesso na forma de “The Power Of Love”, música composta especialmente para o filme De Volta Para O Futuro, que está na lista de favoritos de 9 entre cada 10 geeks.

 

7Ray Parker Jr. – Ghostbusters

Outra música presente em um filme adorado pelos nerds, “Ghostbusters” de Ray Parker Jr. marcou época por seu refrão pegajoso (nenhuma referência aos fantasmas do filme!) e por ter combinado tão bem com o trabalho final da telona.

Em 1985 a música foi indicada aos prêmios de Melhor Canção e Canção Original no Oscar, mas perdeu para um certo Stevie Wonder com o mega hit “I Just Called To Say I Love You”, presente em A Dama de Vermelho.

 

8Bad Religion – American Jesus

Aqui não se trata nem da música nem do vídeo. Na verdade, do líder da banda.

Greg Graffin, vocalista do Bad Religion não se contenta em cantar impecavelmente hinos do punk rock por mais de 30 anos, e nas “horas vagas” também encontrou tempo para se tornar professor universitário, autor de livros sobre religião e ateísmo e Ph.D em zoologia. Nerd: muito ou muitíssimo?

 

9Descendents – I’m The One

Praticamente um “replay” da história de Greg Graffin citada acima, a de Milo Aukerman, vocalista do Descendents também segue na mesma linha.

A diferença é que Milo deixou a banda para se dedicar aos estudos (o grupo até lançou um disco chamado Milo Goes To College), ao invés de continuar full-time com a banda, como fez Graffin.

De volta às atividades com o Descendents, Milo agora tem um Doutorado em BioQuímica pela Universidade da Califórnia.

E ah, nem precisamos falar de seus óculos de armações quadradas, né?

 

10Pantless Knights – Mac Or PC

O grupo de rap humorístico Pantless Knights resolveu brigar com a eterna disputa entre usuários de Mac e usuários de PC (Windows, principalmente). O resultado foi essa música recheada de gírias e trejeitos de quem usa cada um dos sistemas.

Do jeito que as coisas andam, daqui a pouco vai ter que rolar um update com a versão “iPhone or Android”.

 

11The Moldy Peaches – Anyone Else But You

E aqui está ele novamente: Michael Cera.

O queridinho das geeks estrelou em Juno, filme ganhador do Oscar que conta a história de uma gravidez na adolescência e de como a protagonista que dá nome ao filme lida com ela e com o relacionamento com o pai da criança: Paulie Bleeker, jovem tímido e nerd interpretado por você sabe quem.

Com uma trilha sonora repleta de ícones do indie rock, a banda lo-fi/folk The Moldy Peaches ganhou uma dose farta de espaço no filme e no disco, principalmente com a faixa “Anyone Else But You”, que ganhou uma versão cantada e tocada por Ellen Page (Juno) e Michael Cera no encerramento do filme.

É muito amor!

 

12The Barenaked Ladies – Tema do Big Bang Theory

Nenhuma série na história das séries é mais relevante para o universo geek do que The Big Bang Theory.

Com nerds³ como atrações principais e mais referências a videogames, gadgets, sistemas operacionais e fórmulas matemáticas do que amigos, a atração tornou-se quase que obrigatória para quem vive e gosta desse mundo.

Para o tema de abertura, os criadores da série convidaram a banda The Barenaked Ladies, que criou uma das músicas de séries mais legais dos últimos tempos.

E quer algo mais nerd do que uma performance dela ao vivo na Comic-Con, a mais nerd das feiras?

 

13Blind Guardian – Lord Of The Rings

Baseada em outra série (dessa vez das telonas) que é um grande ícone para o mundo nerd, a banda alemã de power metal Blind Guardian compôs Lord Of The Rings, que não entrou na trilha sonora oficial de Senhor dos Anéis, mas que muitos fãs tanto dos filmes quanto da banda acham que deveria ter ido parar lá.

 

14DEVO – Secret Agent Man

O DEVO começou suas atividades em 1972 e é uma das bandas mais inovadoras de todos os tempos já que na época resolveu misturar suas guitarras e baterias simples com elementos eletrônicos e bizarros dos mais variados, criando um som único.

Um dos primeiros clipes da banda é o de “Secret Agent Man”, versão da música que ficou famosa na voz de Johnny Rivers e que foi utilizada como trilha para o seriado Danger Man.

 

15OK Go – Here It Goes Again

O OK Go ficou mundialmente famoso pelo “clipe das esteiras”, o vídeo da faixa “Here It Goes Again”, presente no disco de estúdio Oh No.

Lançado em 2006, o clipe de baixo custo talvez tenha sido uma das primeiras grandes explosões da Internet em tempos de mídias sociais, com mais de 50 milhões de visualizações ao redor do planeta.

 

16Kraftwerk – Autobahn

Assim como o DEVO, o Kfratwerk também começou lá no início dos anos 70 e é considerado por muitos a primeira banda de música eletrônica da história. Com sintetizadores, distorções e muita arte pixelada, a banda influenciou não apenas outros grupos que vieram depois como Joy Division, U2 e Franz Ferdinand, mas também uma legião de fãs que utilizaram seus conceitos em outras áreas como o design.