The Mix Up (2007)

Beastie Boys - The Mix-Up

Em 2007 o trio lançou um disco completamente instrumental, chamado The Mix-Up.

Com 12 faixas que mostram a banda misturando funk, rap, rock e jazz, o disco tem até uma música com nome em Português, “Suco de Tangerina”, e apesar de ter vencido o Grammy de Melhor Disco Instrumental Pop em 2008, não foi muito bem recebido pela crítica, com resenhas apenas médias, como 3 de 5 estrelas na Rolling Stone e 4.6 de 10 na Pitchfork.

Hot Sauce Committee (2009/2011)

Beastie Boys - Hot Sauce Committee Part 1 Beastie Boys - Hot Sauce Committee Part 2

2009 deveria ter sido o ano de lançamento de Hot Sauce Commitee Pt. 1, a primeira parte de um trabalho que seria lançado em dois discos. Ele já tinha até essa capa aí de cima e data de lançamento, 15 de Setembro de 1999, mas foi justamente aí que Adam “MCA” Yauch descobriu que tinha câncer na glândula parótida e o disco foi adiado para que ele iniciasse o tratamento.

Em Julho daquele ano, Yauch inclusive gravou um vídeo e o disponibilizou aos fãs, dizendo que o prognóstico era favorável, já que o tumor era localizado e poderia ser tratado com cirurgia e procedimentos como radioterapia.

Em um movimento um tanto quanto confuso, a sua segunda parte foi lançada na data prevista, 27 de Abril de 2011, com o conteúdo da primeira parte, o que acabou se tornando o último registro do grupo. A segunda parte (que na verdade agora tem o nome da primeira) não tem previsão de lançamento.

Com singles como “Make Some Noise”, “Too Many Rappers” (com participação do rapper Nas) e “Don’t Play No Game That I Can’t Win” (com participação da cantora Santigold), o disco foi bem recebido por público e crítica, figurando em algumas listas de melhores álbuns do ano passado.

A faixa “Make Some Noise” conta com um videoclipe recheado de estrelas do primeiro escalão de Hollywood, como Rashida Jones, Will Arnett, Amy Poehler, Kirsten Dunst, Orlando Bloom, Will Ferrell e Jack Black, que fazem uma verdadeira homenagem aos Beasties tendo o cenário de “(You Gotta) Fight For Your Right (To Party)” como pano de fundo.

Hall da Fama do Rock’n’Roll (2012)

Beastie Boys - Hall da Fama do Rock And Roll

Em 14 de Abril de 2012 o Beastie Boys entrou no seleto Hall Da Fama do Rock And Roll.

Adam Yauch não pôde comparecer ao evento devido a seu estado de saúde, e seus colegas de banda Ad-Rock e Mike D foram até à cerimônia do evento para receber o prêmio, entregue por Chuck D do Public Enemy e o rapper LL Cool J.

Todos no local prestaram sua homenagem a MCA enquanto o vocalista do Gym Class Heroes, Travie McCoy e outro artista que misturou rock com rap, Kid Rock, tocaram em tributo à banda junto com o The Roots.

Em uma carta lida pelos seus colegas de banda na cerimônia, MCA agradeceu o prêmio e disse que ele era dos fãs tanto quanto da banda.

Apenas 20 dias depois, em 04 de Maio, Adam Yauch perdeu a batalha contra o câncer e faleceu em Nova York, deixando o mundo um lugar mais pesado e encerrando as atividades de uma banda que durante toda sua carreira lançou discos revolucionários e que sempre agradaram público e crítica.

RIP Adam Yauch. O TMDQA! está de luto.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!