Hello Nasty (1998)

Beastie Boys - Hello Nasty

Em 1998 a banda lançou mais um disco de imenso sucesso comercial.

Hello Nasty seria o último a ser co-produzido com Mario Caldato Jr., e traria mais dois mega hits da banda que vieram acompanhados de grandes videoclipes: “Intergalactic” e “Body Movin’” (a versão do clipe é um remix de Fatboy Slim e o clipe é dirigido pelo alter-ego de MCA, o diretor Suíço Nathaniel Hornblower).

Em 1999 a banda ganhou dois prêmios Grammy, um por Melhor Disco de Música Alternativa e outro por Melhor Performance de Rap por Dupla ou Grupo com “Intergalactic”, além de aparecer em um episódio histórico do programa de televisão Saturday Night Live ao lado de Elvis Costello, tocando a faixa “Radio, Radio” com o cara, que havia sido censurada anos antes pelo próprio programa.

Foi nesse álbum também que a banda começou a contar com a ajuda permanente do DJ Mix Master Mike.


To The 5 Boroughs (2004)

Beastie Boys - To The 5 Boroughs

Passaram-se seis anos até que a banda lançasse um novo disco, e ele veio na forma de To The 5 Boroughs, em 2004.

Adam Yauch tinha construído um estúdio em Manhattan chamado Oscilloscope Laboratories, e a banda gravou todo o material por lá, além de produzi-lo sem a participação de mais ninguém.

Recebendo críticas mistas dos veículos especializados (desde uma nota 7,9 da Pitchfork até uma nota 5/5 da Rolling Stone), o disco emplacou grandes sons como a faixa de abertura “Ch-Check It Out” e “Triple Trouble”.

Nessa altura da carreira, a banda estava ainda mais envolvida com causas políticas e viu sua cidade natal, Nova York, sofrer com o marcante atentado de 11 de Setembro em 2001, e a temática do álbum gira em torno desses eventos, assim como da crítica à administração de George Bush.

As torres gêmeas, destruidas no atentado, aparecem na capa, e “An Open Letter To NYC”, som para a cidade dos caras, conta com um sample de “Sonic Reducer”, uma das músicas mais importantes da carreira da banda punk The Dead Boys.

Em um vídeo promocional de “Ch-Check It Out”, a banda é uma das atrações do famoso programa de televisão de David Letterman, mas ao invés de aparecerem no palco, começam nas ruas de Nova York até entrarem no estúdio, onde está o DJ do trio.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!