Ill Communication (1994)

Beastie Boys - Ill Communication

1994 chegou e com ele veio Ill Communication, o quarto álbum de estúdio dos Beasties e mais um produzido por Mario Caldato Jr.
Novamente misturando hip hop com punk (isso já fica claro nas duas primeiras faixas, “Sure Shot” e “Tough Guy”), o disco foi extremamente bem sucedido e ganhou a premiação tripla de platina, muito em função do mega hit “Sabotage”, que conta com um videoclipe dirigido por Spike Jonze que entra facilmente na lista de melhores videoclipes de todos os tempos.

Foi durante o VMA de 1994, na MTV, que Adam Yauch mostrou ao mundo seu alter-ego Nathanial Hornblower, um diretor Suíço que ficou puto da cara quando Spike Jonze perdeu o prêmio de Melhor Direção para o R.E.M.

A sequência “Root Down/Sabotage”, no disco, é uma das melhores de quaisquer discos que eu já tenha ouvido até hoje.

Discão com D maiúsculo.

Nessa época o grupo foi um dos headliners do festival Lollapalooza (então itinerante) ao lado do Smashing Pumpkins, além de ter lançado a coletânea Some Old Bullshit, que trazia as músicas dos primeiros EPs independentes da banda, e Aglio e Olio, uma volta às raízes punks com 8 músicas em 11 minutos.

Também foi durante esse período que Adam Yauch fundou a Milarepa Fund, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo arrecadar fundos para apoiar aqueles que lutam por direitos humanos no Tibet. Em 1996, MCA organizou o Tibetan Freedom Concert, um festival que contou com um público de 100.000 pessoas e levantou dinheiro para a causa.

Bandas como Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters e Rage Against The Machine tocaram no evento e não receberam um centavo por isso.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!