At The Drive-In no Coachella 2012

40 minutos. Foi o tempo que durou a tão aguardada volta do mais do que influente grupo de post-hardcore At The Drive-In.

Só para recapitular, o quinteto existiu entre 1993 e 2001 sendo que em 2000 lançou um disco chamado Relationship Of Command que devido a sua sonoridade inovadora e performances ao vivo bomásticas fez com que os caras fossem considerados um dos nomes mais revolucionários dos últimos anos.

11 anos depois do fim das atividades, o grupo se reuniu e subiu ao palco do Coachella Music Festival, em Indio, California, nessse Domingo, dia 15 de Abril.

É natural que a ansiedade fosse altíssima para o show, já que não apenas se trata de um dos nomes mais interessantes do rock das últimas décadas, mas também foi com seus shows imprevisíveis, regados a pirotecnias, flexões e loucuras de Cedric Bixler-Zavala e Omar Rodriguez-Lopez que o grupo fez seu nome.

Cedric e Omar, aliás, formaram um tal de Mars Volta após o fim do ATDI.

Jim Ward, Paul Hinojos e Tony Hajjar estavam todos claramente felizes, sorrindo várias vezes durante a performance e se olhando com aquela cara de “yeah, foda!” que só músicos em sintonia expressam. Omar, ao contrário de uma década atrás, parecia estar só assistindo ao show, ao tocar sua guitarra e observar os outros músicos da banda. Em outros tempos ele estaria jogando o instrumento pra cima e pra baixo, deixando ele todo desafinado e tocando de forma pra lá de desorientada.

Cedric corria, pulava, cuspia na câmera, brincava com a letra das músicas e não falava coisas com muito sentido ao microfone entre os sons. Frases como “Feliz Natal” foram ditas pelo cara, que ainda fez uma crítica às pessoas que “recarregam páginas, recarregam suas vidas, fazem compras pela Internet, compram em promoções exclusivas da Urban Outfitters”.

De forma parecida com os últimos shows da banda enquanto estava na ativa, onde nada era previsível, Cedric foi até o chão de seu microfone após 8 músicas e rasgou vários papeis, que deveriam ser cópias do setlist do show, antes de encerrar a performance com o hit maior dos caras, “One Armed Scissor”.

Foram 11 anos e o ATDI voltou. E a banda tocou como era de se esperar: com 11 anos a mais nas costas, muito menos drogas no sangue e o mesmo ar contestador de sempre. Isso é rock.

O setlist, baseado nos discos Relationship Of Command e In/Casino/Out, foi esse aqui:

  1. Arcarsenal
  2. Pattern Against User
  3. Chanbara
  4. Lopsided
  5. Sleepwalk Capsules
  6. Napoleon Solo
  7. Quarantined
  8. Enfilade
  9. One Armed Scissor

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!