Lollapalooza Brasil 2012

Lollapalooza Brasil 2012

Leo Ganem é o responsável pela GEO Eventos, empresa que produziu a primeira edição do Lollapalooza Brasil, que rolou no último fim de semana em São Paulo.

Assim como fizemos antes do festival, também o entrevistamos um dia após o encerramento da festa para colher suas impressões sobre como tudo tinha corrido e já arrancar algumas informações sobre edições futuras.

Confira logo abaixo!

TMDQA!: Qual foi o balanço final do festival em relação ao que a GEO esperava antes do evento?
Leo: O evento atendeu a todas as nossas expectativas de público, patrocínio, qualidade musical, som e estrutura. Temos alguns pontos de melhoria e já estamos trabalhando neles pra 2013 ser ainda mais bacana para o público. Mas no contexto geral estamos muito felizes.

TMDQA!: Como foi a resposta do público em relação à primeira edição no país de um festival tão tradicional lá fora?
Leo: Foi ótima. Pra ser sincero, não imaginava que a marca do Lolla fosse tão conhecida por aqui. O pessoal foi e gostou. Houve críticas justas sobre as filas excessivas, mas isso é algo que vamos resolver para o ano que vem.

TMDQA!: Perry Farrell não só trouxe o evento mas também se apresentou nele com seu projeto eletrônico e o Jane’s Addiction. Quais foram as impressões do “chefe” quanto ao nosso primeiro Lolla?
Leo: Tanto o Perry como nossos outros sócios norte-americanos no evento, a C3 e a WME, não poderiam estar mais felizes. Eles sabem muito bem a complexidade de se montar um evento desses e ficaram impressionados com a qualidade desse nosso primeiro ano. Eles mesmo sugeriram que abríssemos mais um dia, então para 2013 quem sabe?

TMDQA!: Como vocês da GEO e o próprio Perry viram o local do evento, o Jockey Clube, para essa primeira edição? Ele trouxe a tão desejada atmosfera dos festivais no Grant Park em Chicago e Parque O’Higgins em Santiago?
Leo: Sim! O clima do pessoal estava ótimo, achei especialmente bom no segundo dia.

TMDQA!: Quais foram os números totais do evento quanto ao seu público e produtos consumidos. O festival acabou ontem, já é hora de começar a pensar nas próximas edições?
Leo: Tivemos 135 mil pessoas presentes, ainda não consolidamos todos os números de consumo, reciclagem etc, mas assim que fizermos mandamos para vocês. Começamos a pensar em 2013 antes mesmo dessa edição. Fui com meu diretor, Marcelo Frazão, a Austin, Texas, pensar no line up do ano que vem e já saímos de lá com um short list de bandas. Essa semana faremos uma reunião de briefing para pensar em que melhorias precisamos e qual o cronograma da próxima edição.

TMDQA!: Alguma dica de quem possa pintar no line-up daqui ano que vem?
Leo: Por enquanto não posso falar nada. Exceto pelo Baia que já garantiu presença no palco alternativo enquanto tomava um chopp comigo no Baixo Gávea, no Rio de Janeiro.

TMDQA!: Nos Estados Unidos a festa dura três dias, começando na Sexta-feira e terminando no Domingo. Alguma chance da edição brasileira ser expandida?
Leo: Sim, estamos pensando em aumentar 1 dia o festival.

TMDQA!: Alguns pontos como chegada e saída das pessoas e filas nos banheiros foram apontados por espectadores que foram até o evento. Como a produção do Lolla registrou os incidentes e irá utilizá-los para melhorar a experiência do próximo festival?
Leo: Sim, nós identificamos esse problema sério, mas que ocorreu somente nas horas de pico do primeiro dia. É muito dificil prever tudo antes no caso da primeira edição. Para o ano que vem, vamos limitar o número de fãs a 60 mil por dia, e vamos modificar o sistema de compras de fichas para acabar com as filas.

TMDQA!: O Lolla foi transmitido pela TV e pela Internet, e praticamente monopolizou as redes sociais principalmente em shows como os do Foo Fighters e Arctic Monkeys. Como vocês vêem o resultado final do alcance do Lolla e a consolidação do seu nome aqui no Brasil?
Leo: Isso foi fantástico. Não foi só aqui. O empresario do Foo nos pediu durante o show que abríssemos o sinal da internet para o mundo, então o mundo viajou com a gente. Estabelecemos definitivamente essa marca no calendário nacional e paulistano.

TMDQA!: Por fim, deixe uma mensagem para quem foi ao Lolla, para quem não foi e para quem já está ansioso pela edição 2013 da festa!
Leo: Galera, obrigado por terem feito junto conosco esse festival que só adiciona à diversidade cultural aqui no Brasil. Fiquem ligados que teremos novidades muito em breve!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!