Felipe Gasnier

Felipe Gasnier

Hoje damos início a uma nova seção aqui do TMDQA!, chamada “Meus Discos, Meus Amigos”, que irá trazer músicos e pessoas que trabalham com a música para nos contar sobre suas relações com seus discos.

Teremos sempre 5 perguntas-base iguais para todos os convidados e duas ou três específicas para a realidade de cada uma deles.

Na primeira edição trazemos Felipe Gasnier, que há 9 anos lançou a Idealshop, a loja virtual de rock mais legal e mais completa do país. Além da loja, o cara tem editora (Edições Ideal) e gravadora (Ideal Records), o que faz dele uma figura importante quando o assunto é rock.

Confira logo abaixo as respostas do cara e já prepare-se para as próximas edições da seção!

TMDQA!: Qual o disco de vinil mais importante da sua coleção?
Felipe: Acho que todos os discos que ganhei de amigos me marcam mais. Já ganhei um picture disc do Mars Volta ao vivo, Minor Threat em vinil Branco, 12 polegadas do Descendents… entre outros. Estou bem de amigos eim?

TMDQA!: O que você acha da volta dos discos de vinil?
Felipe: Acho fake. Eu adoro vinil só pela qualidade de som e pelo tamanho das artes dos encartes, sou muito chato com graves e timbres por isso o vinil me atrai. Por outro lado me incomoda muito o espaço e o pó que essa porra acumula. Meus CDs juntei todos há pouco tempo e estou doando. Os LPs no dia que tiver algo que substitua a qualidade de áudio farei o mesmo.

Mas vamos lá, esse assunto que há anos muitos pregam, sobre a tal “volta do vinil” já deu no saco. Não acredito em volta de nada, muito menos quando no caso do Vinil ele nunca deixou de ser produzido ou vendido. LP sempre esteve presente nas lojas mais escondidas, nas lojas que vendem música para quem gosta de garimpar por coisas novas ou raras. Um bom exemplo é a loja Baratos Afins, em algum momento ela fechou? Os discos sempre estiveram à venda por lá, ninguém deu um pause e ela surgiu novamente, o Luiz Calanca não entrou em coma desde que abriu sua loja. Todo esse papo aí veio à tona pois a industria de CD quebrou, o MP3 bombou, é o marketing mais idiota de todos, não caiam nessa. Quem gosta de vinil, gosta de som de analógico e de qualidade, coisa que não encontramos no MP3 nem nos CDs.

TMDQA!: Qual foi seu primeiro disco (vinil/CD)?
Felipe: Vinil deve ter sido do Atchim e Espirro ou Balão Magico, CD foi o “Brain Drain” do Ramones, que o baixista da minha primeira banda pisou em cima e quebrou no meio, fuénnnn.

TMDQA!: Que bandas tem ouvido ultimamente?
Felipe: Faz duas semanas que caí de cabeça no Melvins e Fantômas por estar montando uma bem banda doida nessa linha. Eu sempre quis tocar esse tipo de som e espero que agora o projeto vá, nem acredito! Mas dá para saber o que ouço aqui ó: http://www.lastfm.com.br/user/xilip

TMDQA!: Você tem mais discos que amigos?
Felipe: Tenho mais discos que amigos porém mais amigos que inimigos.

TMDQA:! Como você percebe a venda dos discos de vinil através dos números da Idealshop?
Felipe: Vinil sai muito pouco, muitos clientes argumentam o preço. Até reduzimos o investimento nas compras de LPs, infelizmente. São poucas pessoas que têm toca-discos, espaço, saco para cuidar da coleção, tempo, dinheiro… enfim. É um hobbie, é uma coleção como de selos ou qualquer outra coisa… Produto pra doidos hahaha!!

TMDQA!: Pretende lançar bandas em vinil pela Ideal Records?
Felipe: Não, a gravadora e editora estão totalmente focadas em lançar DVDs e Livros.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!